terça-feira, 26 de março de 2019

Tamarilo


O tamarilho é uma planta arbustiva, perenifólia, frutífera, nativa dos Andes do Peru, Equador, Chile, Colômbia e Bolívia, e que se espalhou por diversas regiões igualmente subtropicais, conquistando com seus frutos o paladar de diferentes culturas. Seu tronco é ereto, simples, lenhoso e emite ramos laterais após certa altura, não raro alcançando o porte de uma arvoreta, com cerca de 3 a 5 metros de altura. As folhas são simples, inteiras, verdes, grandes, pubescentes e de forma ovalada a cordiforme. As flores são róseas ou brancas, perfumadas e reunidas em cachos de 10 a 50. Elas podem se autopolinizar, mas ainda assim atraem abelhas e borboletas. Os frutos são comestíveis, tem um formato ovóide, com casca fina, brilhante, lisa ou rajada. Internamente, eles são septados, com numerosas sementes duras envoltas em uma polpa gelatinosa e assemelham-se aos tomates verdadeiros. De acordo com a variedade, os frutos podem ser amarelos, laranjas, vermelhos ou roxos.
O fruto do tamarilho é muito nutritivo e pobre em calorias, sendo rico em fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas A, B6 e C. Além disso, é abundante em potássio, contribuindo para o equilíbrio de sais do nosso organismo. Os frutos tem um delicioso sabor agridoce e podem ser consumidosin natura, cozidos, grelhados ou assados. Eles são perfeitos para saladas, sucos, sorvetes, molhos, entradas, geléias e compotas.
Tamarillo (Cyphomandra betacea; Solanaceae)
Solanum betaceum, conhecido pelos nomes comuns tomate-de-árvore, tomate-arbóreo (do espanhol tomate de árbol),[1][2][3] conhecido em espanhol em inglês como tamarillo (nome inventado na Nova Zelândia, um dos principais exportadores do fruto, para que soasse mais exótico) e também chamado, em português, tomate-maracujá, tomarilho, tomate-francês ou tomate-inglês é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativo dos Andes, na América do Sul, o tomate-de-árvore é rico em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol.[4] É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhospara acompanhar carnes.
A fruta é comercialmente cultivada na Nova Zelândia, na Califórnia e em Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate-francês". Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate-de-árvore" ou "sangue-de-boi", enquanto mais ao norte do estado é conhecido também como "vinagre". No Paraná outro nome que ele recebe é o de "tomate-japonês". Em Portugal também é conhecida como "tomate-inglês" e "tomate-brasileiro".
Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por sementes e por estacas dos ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário