terça-feira, 26 de março de 2019

Pitanga


A pitanga é uma fruta rica em cálcio, vitaminas A, C, do complexo B, ferro e fósforo, e pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, batidas, geléias e outras sobremesas caseiras. Para o preparo de geléias, por exemplo, basta usar a proporção de 1:2 de água e pitangas fervidas e coadas e depois juntar açucar à mistura e cozinhar. A pitanga pode trazer benefícios para diabéticos, hipertensos, além de apresentar propriedades medicinais antivirais, antifúngicas, antitumorais e analgésicas.

A fruta apresenta ainda compostos fenólicos com ação hipoglicemiante, e, além disso, a pitanga causa a inibição das enzimas alfa-glicosidase, maltase e sucrase, que são moléculas que impedem a quebra das moléculas de açúcar no organismo e podem, desta forma, contribuir no tratamento do diabetes.

O extrato de pitanga é utilizada na indústria cosmética na fabricação de banhos de espuma, cremes, géis, loçoes shampoos, e condicionadores, devido às suas propriedades remineralizantes, hidratantes e suavizantes, em decorrência da presença de glicídios, sais minerais, proteínas e vitaminas presentes na fruta. O ácido ascórbico em sua composição possui ação antioxidante e previne o envelhecimento precoce, que é reforçado pelo efeito de renovação celular através da ação dos alfa-hidroxiácidos.

A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro.

A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho.

A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco.



A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades. Contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer.

Pode ser consumida ao natural, em sucos, sorvetes, geléias, vinhos, licores e doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário