terça-feira, 26 de março de 2019

Marmelo


O marmelo possui diversos benefícios, pois ele é rico em vitamina A, C, do complexo B e E, ácido málico, pectinas, minerais, como o potássio, ferro e cobre.
Por possuir propriedades adstringentes, é recomendado o consumo do marmelo cru em casos de diarreia. É muito eficaz também para combater estados de exaustão física e mental, assim como a anemia, e abre o apetite para crianças e adultos que não se alimentam bem.
A pectina, que é encontrada no marmelo, contribui para a redução do colesterol ruim  (LDL). Essa fruta é indicada para tratamentos contra dores de garganta, males da gengiva, aftas, inflamações no estômago, é antisséptico, antiespasmódico, calmante, cura queimaduras, diarreia, cólicas, fissuras e limpeza da pele, fortifica o aparelho digestivo, é muito indicado para curar tuberculose e pneumonias.
O marmelo possui taninos, que agem na mucosa, revestindo, desinflamando e secando. Devido ao ácido málico, ele estimula o fígado, corta os vômitos, ajuda a desinchar, elimina o ácido úrico, combatendo a gota. O potássio presente em sua composição é bom para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou problemas do coração.
Por possuir alto teor de fibra se torna um laxante natural, é pobre em calorias, o que auxilia na perda de peso em dietas de emagrecimento. A vitamina C presente no marmelo é muito útil no tratamento de constipações, gripes e resfriados.
O marmeleiro (Cydonia oblonga), é uma pequena árvore, único membro do género Cydonia, da família Rosaceae, cujos frutos são chamados marmelos. É originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudeste da Europa. Também é conhecido pelos nomes de marmeleiro-da-europa, marmelo e pereira-do-japão.

Nêspera europeia (Mespilus germanica) - fruto hoje relativamente raro, mesmo na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário