terça-feira, 26 de março de 2019

Cambuci

 


O cambucizeiro, árvore da Mata Atlântica originalmente encontrada na Serra do Mar, chegou a estar em perigo de extinção pelo uso excessivo de  sua madeira e pelo alto crescimento urbano da região. O cambuci era muito abundante na cidade de São Paulo, chegando a dar nome a um de seus bairros tradicionais. Após um forte movimento para trazer o cambuci de volta para a região, a espécie está sendo preservada.
O nome cambuci é de origem indígena e deve-se ao formato de seus frutos, semelhantes a potes de cerâmica, que recebem o mesmo nome. Ricas em vitaminas, suas frutas têm um perfume intenso e adocicado, mas seu sabor é ácido como o do limão. Por essa razão, poucos apreciam consumi-la in natura. A fruta pode ser utilizada na produção de geleias, sorvetes, sucos, licores, mousse, sorvete, bolo, além do tradicional suco.

NOME INDIGENA: Cambuci vem do tupi guarani e significa “fruta semelhante a um pote que os índios usavam, chamado Camussí”. Também é chamada de Ubucabuci,  Camuci, Camoti, Camocim.


Origem: Espécie rara e restrita a floresta atlântica de maior altitude do rio de Janeiro e São Paulo.

Características: Arvore pequena de 3 a 5 m de altura, com copa alongada e ereta, com tronco de casca descamante em praças irregulares de cor cinza escura externamente. Os ramos e folhas novas são pubescentes e fuscos (cobertos de pelo como veludo). As folhas são simples e glabras (sem pelos) com textura subcoriácea (um pouco mais fina e rija do que o couro) medindo 6 a 10 cm de comprimento por 3 a 4 cm de largura, sob pecíolo ou haste de 3 a 4 mm de comprimento. A lamina foliar tem forma oblonga (mais longa que larga) com base ovada e do meio até o ápice é lanceolada (com forma de lança), com ponta acuminada (que se afina rapidamente). As flores são solitárias, hermafroditas, pentâmeras, isto é, organizadas com números de 5 sépalas carnosas com formato triangular e 5 pétalas orbiculares (com forma de circulo) com 1,3 cm de diâmetro e velutina (com superfície semelhante a veludo) na face externa; que nascem nas axilas das folhas.

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento moderado e é resiste a geadas de -3 grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, acido, com constituição arenosa, pH entre 5,0 a 6,6 e com boa fertilidade natural. A arvore inicia a frutificação a partir do 4 ou 5 ano e necessita de cuidados especiais na faze juvenil pois a planta é delicada e muito sensível a seca no primeiro e segundo ano. A melhor época de plantio é o mês de novembro.

Mudas: As sementes são frágeis, laminadas e recalcitrantes (perde o poder germinativo rapidamente). Devem ser plantadas logo que colhidas, 2 por saquinho contendo substrato poroso e rico em matéria orgânica. A germinação inicia com 50 e vai até os 100 dias. As mudas atingem com 25 cm de altura com cerca de 9 a 10 meses no viveiro.

Plantando: Deve ser plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 mAs covas devem ter 50 cm nas três dimensões e devem ser preenchidas com 10 kg de composto orgânico, 100 gramas de superfosfato, 800 gramas de cinza e 500 gramas de calcário, deixando curtir por aproximadamente 2 meses antes de plantar. A Melhor época de plantio é de outubro a novembro. A partir do terceiro ano, irrigue somente quando faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. A adubação anual deve ser feita a partir do 3 ano e deve ser gradual, começando com 4 kg de composto orgânico (acrescentando 2 kg a cada ano) e 50 gramas de N-P-K na formula 10-10-10 (acrescentando 50 gramas a cada ano até o quarto ano). A irrigação é necessária para uma frutificação farta e regular.

Usos: Frutifica de fevereiro a março. Os frutos são maduros podem ser consumida in-natura apesar de serem ácidos. A Melhor forma de aproveitá-los é na fabricação de geléias, sorvetes e sucos ou batidas deliciosos.

Um comentário:

  1. Maravilha de informação!
    Em outra ocasião já recorri ao blog a respeito do fruto do guaimbé. Parabéns!

    ResponderExcluir