terça-feira, 26 de março de 2019

Sapoti




Sapoti é uma fruta extremamente saudável é repleta de nutrientes e muito benefícios para saúde. Sapoti É uma fruta doce com carne macia por dentro. Na Índia, é conhecida como Chikoo. Sapoti é rica em nutrientes que o torna saudável, Os Antioxidantes no Sapoti combatem os radicais livres ativamente o câncer, inflamação e envelhecimento. A vitamina A é altamente benéfico para os olhos. é as Fibra previnem a constipação.
O sapoti, cujo nome científico é Manilkara zapota, pertence à família Zapotaceae. É uma fruta muito saborosa, proveniente da América Central, foi espalhada para outros continentes. É encontrada em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname dentre outros. No Brasil, é encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste, como nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em razão destas localidades possuírem clima tropical, quente e úmido ou seco, favorável ao seu crescimento.

O fruto é rico em vitaminas B, C, ferro, fósforo, cálcio dentre outros, é utilizado em muitas receitas da culinária, consumido ao natural ou na forma de doces, sucos e bolos. A madeira pode ser utilizada em carpintaria.


Suas características envolvem uma casca de cor que varia entre castanho e marrom. A casca é fina e internamente há uma polpa de cor amarelada. Seu tamanho varia entre 3 e 10 centímetros de comprimento. Sua forma pode ser arredondada, achatada ou esférica. Pode haver a presença de até 12 sementes. O sapoti tem diferentes variedades, que incluem os nomes Brow Sugar, Modello, Russel, dente outros.

A planta pode alcançar até 20 metros de altura com tronco ramificado e com folhas que chegam a 15 centímetros de comprimento e 7 de largura. O sapotizeiro adulto produz seus frutos a partir de 5 anos ou mais de vida. Atualmente, o sapoti é estudado pela Embrapa no Brasil e sua produção e comércio são crescentes, possuindo assim grande potencial econômico.


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Sapoti ou sapota, origem da língua indígena náuatle do Mexico, pronunciado Tzápotl que significa leite ou goma de mascar em vista do latex dessa arvore ser usado para fazer chiclete.

Origem e distribuição: Floresta tropical amazônica, floresta atlântica do Nordeste e florestas tropicais da América central até o México. 

Características: Arvore de grande de folhagem perene, com galhos e copa compactos. Cresce até 8 m de altura, com copa arredondada de até 5 m de diâmetro, flores róseas, o tronco tem casca acinzentada e exsuda látex branco se ferido. As flores se aglomeram no ápice ou ponta dos ramos. As flores e frutas têm aspecto de que foram salpicadas de areia grossa.

Dicas para cultivo: planta tropical, mais extremamente adaptada em climas subtropicais. A planta tem os brotos terminais queimados com geadas inferiores a -2 grau, mais rebrota com facilidade. Adapta-se a qualquer altitude e solo, mais é necessário enriquecer bastante o solo com matéria orgânica e cobertura morta,  pois a planta gosta de bastante um umidade no pé, podendo frutificar a maior parte do ano.

Mudas: Sementes frescas, germinam em 30 a 60 dias, as mudas atingem 20 a 30 cm com 7 a 8 meses. Após o plantio as arvores iniciam frutificação com 7 a 9 anos. Mudas enxertadas produzem com 3 anos, mais dificilmente se adaptaram a condições subtropicais se procederem de climas tropicais. A muda tem crescimento lento.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol, mais o solo precisa ser bem adubado alcalinizado (pH 6,6). Espaçamento 5 x 5 m em lugares subtropicais e 8 x 10 m em lugares tropicais. Irrigar com 20 L de água por semana nos primeiros 3 meses, depois, somente quando não tiver chovido por 30 dias.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação, e eliminar os galhos que estiverem mau formados ou nascerem para dentro da copa. O ideal é abrir a copa na forma de taça, permitindo que aja espaço entre os galhos do meio para penetração do sol. Adubar com composto orgânico, pode ser (8 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 50 cm do tronco.

Usos: Frutifica de dezembro a fevereiro. Os frutos são consumidos in-natura, na forma de doces, suco gelado com leite e sorvetes. A Arvore é ornamental e o látex outrora foi usado na fabricação de chiclete 

Nenhum comentário:

Postar um comentário