terça-feira, 26 de março de 2019

Tarumã


As suas flores são melíferas. Os frutos são comestíveis, tendo um gosto adocicado, podendo ser consumidos in-natura ou usados para fazer doces tipo “goiabada” ou licores. Também são muito procurados e apreciados por macacos, pássaros e outras espécies da fauna. Chegam a ser usados até como isca para pescaria. Na medicina popular, as folhas em infusão são usadas como diurético e depurativo do sangue.
O tarumã é pouco calórico, não sendo considerado uma boa fonte de energia. Os teores dos minerais potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo são mais elevados que os de frutos mais comumente consumidos pela população brasileira (a maçã, o pêssego, a pêra, o morango e o abacaxi). Entretanto, a quantidade encontrada nesse fruto, não supre as necessidades diárias recomendadas desses minerais para adultos.
Também conhecido como cinco-folhas, é um ótimo depurativo do sangue. Diurético, é indicado no combate de reumatismos, sífilis, dermatoses, atonia e disfunção do aparelho digestivo; também é usado no combate da pressão alta. A raiz é tônica e febrífuga, e é usada contra inflamações da bexiga e do útero, além de diversas doenças da pele.  As frutas são comestíveis e utilizada para as mesmas doenças.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário