terça-feira, 26 de março de 2019

Pessego


Fonte de antioxidantes e fibras: entre os antioxidantes, destaca-se o o ácido clorogênico, que funciona como um anti-inflamatório no organismo. As fibras são boa para a digestão e previnem a constipação.
Ajuda no controle do diabetes e obesidade: essa suculenta fruta tem compostos bioativos que podem lutar contra o diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade.
Mantém a pele saudável: a Vitamina A e C presentes no pêssego fazem desta fruta um grande hidratante natural que ajuda a regenerar o tecido da pele. Curiosidade: você sabia que os compostos encontrados no pêssego são muitas vezes usados em cosméticos?
Reduz a queda de cabelo e possui efeito positivo sobre o couro cabeludo.
Colabora para reduzir a ansiedade e o estresse: alguns especialistas em nutrição referem-se ao pêssego como o “Fruto da Calma”.
Ajuda a prevenir o câncer: o pêssego contém selênio – um mineral com propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.
Tem efeito diurético que ajuda a limpar os rins e a bexiga.
Pêssegos podem acalmar uma dor de estômago.
Contribui para a saúde dos olhos: pêssegos possuem betacaroteno, um composto que melhora a saúde ocular.

O pêssego é o fruto carnoso originário do pessegueiro. Quando está fresco é a fruta que menos possui caloria (35 cal) sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso.
Além de beneficiar o organismo em relação a pouca caloria, o pêssego possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.

Pode ser consumido em forma de suco, geléia, doces, bolos, tortas e puro. Ao comprar pêssego é necessário atentar para as suas características. A fruta deve estar com a casca firme e sem marcas de insetos. Para melhor conservação guarde-a em geladeira.

O cultivo do pêssego se restringe ao sul e sudeste brasileiros, pois para se desenvolver normalmente o pessegueiro necessita de baixas temperaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário