terça-feira, 26 de março de 2019

Caferana ou Manteiga de amendoim


Caferana-fruta (Bunchosia armeniaca)
A Caferana-fruta (Bunchosia armeniaca), vulgarmente conhecida como ciruela, fruta-manteiga-de-amendoim, falso guaraná, cafezinho, guaranazinho-falso-do-mato-grosso, tártago, (nomes populares dados a esta fruta de acordo com gada região), é uma espécie de arbusto ou árvore da família Malpighiaceae nativo a noroeste da América do Sul ( Colômbia , Equador , Bolívia , Venezuela , Brasil e Perú ).
A Caferana-fruta (Bunchosia armeniaca), pode atingir uma altura de 20 metros, mas comumente atinge 5 metros de altura. Pode ser encontrado entre 100-2600 m de altitude em uma ampla variedade de habitats ecológicos, produz um fruto comestível e é cultivada em muitos lugares fora de sua área nativa.
O fruto tem polpa vermelha com semente, as folhas são inteiras, ovaladas, grandes, de margens onduladas e com a face inferior de coloração mais clara, as flores são amarelas e surgem da primavera ao outono.São estimulante, pela concentração encontrada de cafeína vitamina C enquanto ainda estão firmes, e podem ser consumidos ao natural ou em sucos, a polpa pode ser congelada.
A Caferana-fruta deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, multiplica-se por sementes. Nativa das regiões dos Andes e do noroeste da América do Sul, o município de Santo Antônio da Patrulha, (RS) a fruta é consumida por habitantes que relatam propriedades nutritivas e que o consumo assíduo proporciona maior longevidade, vigor e lucidez mental. É utilizado na medicina tradicional no tratamento de doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas e também no tratamento de câncer, tem efeitos benéficos em disfunções gastrintestinais, no tratamento de doenças de pele, como antitérmico, atividade antioxidante e antimicrobiana o extrato bruto, possui efeito antibacteriano capaz de sensibilizar a bactéria Pseudomonas aeruginosal.

Os frutos são alaranjados, pequenos, de casca fina e macia, do tamanho de figos e apresentam polpa de textura pegajosa e densa, como manteiga-de-amendoim. Seu sabor é controverso, e descrito como semelhante a manteiga-de-amendoim, batata-doce ou figos-secos. Devem ser colhidos antes do amadurecimento completo, enquanto ainda estão firmes, e podem ser consumidos ao natural ou em sucos, vitaminas, drinks e compotas. Quando guardados no refrigerador conservam-se por bastante tempo. A polpa pode ser congelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário