terça-feira, 26 de março de 2019

Figo


O figo é uma fruta que proporciona diversos benefícios à saúde, sendo consumido in natura ou em forma de doces, como o figo em calda, cristalizado ou seco. Por ser rico em potássio, cálcio,fósforo, cobre e ferro, é muito indicado no tratamento de várias doenças, como as do fígado e da vesícula biliar. A ação digestiva, antioxidante, laxante, cicatrizante e calmante que a fruta possui pode auxiliar em casos de prisão de ventre, esgotamento físico,estresse, faringite, bronquite e dores de estômago. Além disso, o figo possui propriedades anti-inflamatórias que combatem infecções na pele.

A alta concentração de açúcar no figo também o torna um eficiente energético, fazendo que seja utilizado por atletas para recompor as energias depois de uma competição. Consumir a fruta com pele é ainda melhor, pois ela é rica em fibras, proteínas e sais minerais que ajudam no funcionamento do intestino.


Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos.

É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo.

O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído.

O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.

O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário