terça-feira, 19 de março de 2019

Coquinho do cerrado, Catolé ou Indaiá do Campo ou Indaiá


NOME INDIGENA: Indaiá da língua indígena que quer Dizer “Fruto de partir ou Rachar”. Coquinho do cerrado, Catolé ou Indaiá do Campo.  

Origem: Nativo dos Campos e Cerrados de todo o Brasil desde Tocantins, Bahia até estado de São Paulo.

Características: É uma palmeira de caule subterrâneo que raramente emerge a 1 metro do solo, formando touceira ou copa de até 2,5 m de diâmetro. As folhas são basais, recurvadas e brilhantes, com raque (nervura principal de uma folha composta) medindo de 1,4 a 2,3 m de comprimento, com 75 a 79 pares de pinas ou folíolos (parte laminar duma folha) decrescentes para o ápice; os folíolos da base medem 50 cm de comprimento por 7 mm de largura, os do meio medem 40 cm de comprimento por 2,5 cm de largura. A inflorescência é protegida por uma espata (um tipo de folha modificada) lenhosa e profundamente sulcada no sentido longitudinal, com cerca de 30 cm de comprimento por 2,5 a 4 cm de diâmetro; composta de estaminódios (um estame ou tubo modificado e estéril) andróginos, isto é que possui os dois sexos na mesma planta ou em indivíduos diferentes. As flores femininas estão distribuídas em duas fileiras ao longo dos ramos, medindo aproximadamente 2 cm de diâmetro quando abertas. A flor masculina mede 1 cm de comprimento.

Dicas para cultivo: A planta aprecia solos arenosos ou vermelhos que sejam ácidos (pH entre 4,0 a 5,3)e que drenem bem a água das chuvas; com fertilidade natural formada de decomposição de folhas e capim. É Planta resistente a secas e a geadas de até – 3 graus. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 950 mm de altitude.

Mudas: Cada fruto tem até 3 sementes. Os cocos podem ser enterrados diretamente no local difinitivo a 5 cm de profundidade num espaçamento de 3 x 3 m, neste caso as sementes levam até 2 anos para nascer. Outra forma é retirar as amêndoas da casca fibrosa e plantar em substrato arenoso. A germinação ocorre em 90 a120 dias e as mudas crescem lentamente atingindo 30 cm com 18 meses de idade.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como na meia sombra em reflorestamentos onde só existem ainda arvores de ocupação primária. Espaçamento 3 x 3 mno sol ou 4 x 4 m na sombra onde a planta cresce mais. A cova precisa ter 50 cm nas três dimensões e ser preparada misturando a terra do solo com 50% de areia saibro + 300kg de farinha de osso, 1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica, A cova está pronta para plantio após 2 meses de curtimento. A melhor época de plantio é de outubro a dezembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época, não precisando se preocupar com irrigação a partir do segundo ano.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação eliminando as folhas velhas amareladas. É importante manter o redor da planta sempre capinado e com bom volume de cobertura morta Adubar somente a partir do 3 ano após o plantio, com composto orgânico, pode ser 6 kg de esterco de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano; depois manter o mesmo volume de adubação ano após ano.

Usos: Frutifica de junho a agosto. As amêndoas podem ser consumidas cruas ou assadas; podendo as amêndoas serem utilizadas em diversas receitas culinárias.

Um comentário:

  1. Boa tarde. É possível você providenciar uma muda da Palmeira Indaiá do cerrado ? Eu quero comprar ou poderemos fazer uma troca Eu te envio a Palmeira Indaiá aqui do sul e você me envia a Palmeira Indaiá do cerrado.Meu e mail bschwendler@yahoo.com.br Grata Beatriz

    ResponderExcluir