terça-feira, 19 de março de 2019

Buri da praia, Gurgurí caxangó e purunã ou Caxandó


NOME INDIGENA: Caxandó vem do Tupi e significa Ca – folha, Xandó- torcido, desordenado,  cruzado ou seja palmeira de folhas cruzadas” pois as folhas são inseridas em planos diferentes ao longo da raque ou talo.  Também chamada de Buri da praia, Gurgurí caxangó e purunã.

Origem: praias litorâneas e restingas do Sergipe até o Paraná, Brasil.

Características: Palma com caules simples e múltiplos que cresce e forma touceiras de 1,5 a 3 m de altura. Folhas com raque de 80 a 125 cm de comprimento com pinas ou folíolos em grupos e cruzadas entre si, medindo 24 a 36 cm de comprimento. O caule subterrâneo é muito curto e os frutos são coquinhos com polpa fibrosa, aromática, bastante unidos, semelhante a espiga de milho.

Dicas para cultivo: é uma planta de crescimento lento nos 2 anos iniciais. Apesar de ser originarias de onde o solo é arenoso (tipo areia branca de rio), a planta adapta-se a vários tipos de solos de drenagem rápida. É resistente a secas e tolera geadas de até -3 grau negativo, sem sofrer nenhum dano. A planta só frutifica em pleno sol e deve ser plantada em terra que seja profunda e na cova que deve ter 40 cm de largura e comprimento e 50 a 60 cm de profundidade, se deve misturar um carinho de areia de rio.

Mudas: As sementes são grandes, se guardadas em local seco e sombreado conserva o poder germinativo por até 2 anos. As sementes frescas germinam em 60 a120 dias. As mudas atingem 35 cm de comprimento em 18 meses de cultivo. Começa a frutificar com 4 anos.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 3 x 3 m. Melhor época de plantio é dezembro a janeiro, convém irrigar com 10 de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. As  covas devem se bem adubadas com composto orgânico bem curtido, não é necessário adubação química.

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, é ideal para ornamentar jardins. Adubar apenas com 30 gramas de N-P-K 4-14-8 distribuídos apenas superficialmente, à partir do terceiro ano após o plantio, dobrar a quantidade por 3 anos, depois manter a quantia.

Usos: Frutifica de novembro a fevereiro. A polpa é comida in-natura ou transformada em doces e geléias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário