terça-feira, 19 de março de 2019

Camburí e Palmeirinha do campo ou Burí


NOME INDIGENA: Burí vem do Tupi e significa “Folha pequena”. Também chamada de Camburí e Palmeirinha do campo.

Origem: Campos da região centroeste e sudeste o Brasil.

Características: Palmeirinha de folhas pequenas, cresce no máximo 50 cm de altura. É típica de cerrados de campos abertos e arenosos. Tem caule subterrâneo e frutos em cachos com frutos agregados, semelhante à espiga de milho. Tal planta era muito comum na região de Buri, cidade do interior de São Paulo que tem o nome devido a planta.

Dicas para cultivo: é uma planta de crescimento lento que exige que solo arenoso (tipo areia de saibro) com rápida drenagem da água das chuvas, é resistente a geadas de até -2 grau. A planta só frutifica em pleno sol e deve ser plantada em terra virgem com pH inferior a 5,5. Também se adapta-se em solos vermelhos desde que na cova seja adicionado pelo menos 40% de areia.

Mudas: Não encontrei sementes no ambiente natural pois são comidas por diversas espécies de roedores e principalmente pelo gado bovino que destroem plantas nativas dos cerrados. Formei mudas de plantas retiradas duma área que estava sendo passado o gradão para lavoura. 50% das mudas pegaram, mais crescem muito lentamente. Começa a frutificar com 6 a 7 anos após o plantio.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 2 x 2 m. Melhor época de plantio é dezembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. Também podem ser cultivadas em vasos grandes com 40 cm de boca e 50 cm de altura. As covas ou vasos devem conter 1 carrinho de areia saibro de reboque e 5 l de composto orgânico feito de folhas decompostas.

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, é ideal para ornamentar jardins. Adubar apenas com 20 gramas de N-P-K 4-14-8 distribuídos apenas superficialmente.

Usos: Frutifica em janeiro a junho. A polpa é mínima porém adocicada. O coquinho tem amêndoa comestível e saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário