A: AMAY do tupi – “semente que tem espinho”. Nome que descobri com mateiros de minha região. Também é chamado de umbu do mato, Amarelão ou Raiz de cerveja.
Origem: arvore rara e encontrada sempre no meio da floresta semidecidua. Ocorrendo preferencialmente de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul 
Características: A arvore tem folhagem verde escura perene, os ramos terminais são verdes e ligeiramente divaricados (em zig-zag), as folhas são subcoriáceas e elípticas e o peciolo é muito curto (02 a  04 mm ) o tronco tem manchas verdes bastante característica da espécie. A inflorescência nasce nas axilas das folhas em racemos de 3 a  5 cm  de comprimento contendo 6 a  13 flores cremes. O fruto é globoso, mede 2 a  3 cm  de diâmetro, é sucoso e lembra o sabor de laranja lima com kiwi.  
Dicas para cultivo: A planta tem crescimento lento e se cultivada a pleno sol, precisa de sombreamento nos primeiros 3 anos de vida. Aprecia solos vermelhos, com boa umidade, gosta de ser plantada na cabeceira de vertentes onde não há encharcamento. É planta resistente a geadas de até – 2 graus e pode ser plantada em qualquer altitude. Depois de estabelecida também resiste bem as secas.
Mudas: As sementes são globosas com 1 pequeno espinho característico na ponta. As sementes perdem o poder germinativo em menos de 3 meses, por isso devem ser semeadas logo que colhidas. A germinação ocorre em 30 a  40 dias e as mudas atingem 25 cm  em 8 meses após a germinação. A planta tem crescimento lento e começa a frutificar com 7 a  9 anos após o plantio. 
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol mais precisa de uma cobertura para sombreamento. Se cultivada na sombra sob bosques de arvores grandes a muda apresenta melhor desenvolvimento. O espaçamento recomendado é de 6 x 6 ou 5 x 6 m . As covas devem ter 50 cm  de altura profundidade e largura, sendo necessário acrescentar 1 carinho de composto orgânico bem curtido e 1 kg  de calcário. A irrigação é necessária no primeiro ano.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação, e eliminar os galhos que estiverem mau formados ou nascerem para dentro da copa. O ideal é abrir a copa na forma de taça, permitindo que aja espaço entre os galhos do meio para penetração do sol. Adubar com composto orgânico, pode ser (8 litros ) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm  de profundidade, em círculos distanciados à 50 cm  do tronco. Sempre deixar o solo sobre a projeção da copa coberto com folhas ou capim seco.
Usos: Frutifica de dezembro a janeiro. Os frutos podem ser comidos in-natura. A raiz da arvore serve para fazer cerveja, e os frutos são alimento de diversos mamíferos da floresta como macacos, quatis, pacas e esquilos. 



 
Nenhum comentário:
Postar um comentário