domingo, 24 de março de 2019

Abricó da Praia




Abricó-da-praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical. Outros nomes populares: abiu-da-praia, balata, maracujá-de-árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó-do-brasil, abricoqueiro, albricoqueiro. Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria etc.
Características: Frutos esféricos de 4–5 cm de diâmetro, de casca amarela lisa, recobrindo uma polpa igualmente amarelada, cremosa e doce. A árvore mede cerca de 5–7 m em cultivo, possui folhas grossas e brilhantes, além de copa globosa.
Utilidades: Os frutos podem ser consumidos frescos, ou melhor ainda, batidos com leite, em uma "vitamina" que adquire a consistência da de abacate. A árvore é muito utilizada em paisagismo, principalmente em cidades praianas, pois é muito tolerante aos ventos marítimos.
Árvore de crescimento lento que pode atingir entre 7 e 10 metros de altura. Sua copa é relativamente densa e as folhas, em tom verde-brilhante, têm formato oval.
Na aparência, os frutos da abricó-de-praia lembram e muito pequenas goiabinhas. Até as flores (brancas, pequenas e perfumadas) também são semelhantes.
A curiosidade, nos frutos, é que eles produzem um látex quando estão verdes, indicado para remover bicho-de-pé e acabar com verrugas e micoses. Maduros tem cor amarela. Sua polpa é branca, farinhenta e doce, sem apresentar um aroma específico. A planta possui propriedades digestivas, cicatrizante, inseticida para pulgões e bicho-de-pé, age na limpeza do sangue, no tratamento de malária, picada de insetos, reumatismo e vermes. Para sua ação como inseticida e no tratamento das picadas, deve ser usada a resina que a casca da árvore solta, as folhas e a raiz. Suas sementes possuem propriedades anti-helmínticas, e sua fruta, comestível, é excelente para a fabricação de xaropes e compotas. A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, sendo eficaz no combate ao cálculo renal, gota, ácido úrico, arteriosclerose, tumores, hipertensão arterial, deficiência de vitamina B1 e C e atuando no fortalecimento dos dentes. O azeite extraído das sementes pode ser usado ainda, quando aplicado no couro cabeludo, para evitar a queda de cabelos.

4 comentários:

  1. Obrigado por tão ricas informações.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pé de abricó da praia aqui em Valparaíso SP, ta carregado de frutas. Ele tá plantado na calçada como planta ornamental para fazer sombra.

    ResponderExcluir
  3. Achei um exemplar, caminhando com meu cachorro, numa calçada aqui em Leme-SP. Está carregado de frutos verdes, e também algumas flores.vou ficar de olho para fazer uma colheita...quase ninguém deve saber que e comestível. Grande abraço, obrigado pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir