NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : Pupunha, Pirajá, Pupunha-marajá ou Palmito da Amazônia. Significado do nome ainda não descoberto.
Origem e distribuição: Nativa da Floresta amazônica, ocorrendo também nos países vizinhos.
Características: palmeira cespitosa (formando vários caules ou touceira) medindo 4 a  12 m  de altura. O caule mede 9 a  20 cm  de diâmetro contendo ou não espinhos a depender da variedade. As folhas são pinadas com 1,5 m  a 2,5 m  de comprimento têm espinhos apenas na margem da nervação central ou pina. Os folíolos são lineares (como linha) de 40 a  75 cm  de comprimento, com pontas pendulas. As flores nascem em cachos na base das folhas, protegidas por brácteas armada ou não de espinhos. Os frutos são ovóides de 3 a  5 cm  de comprimento por 2 a  4 de largura com cor vermelha ou amarela quando maduros.
Dicas para cultivo: É palmeira de fácil adaptação, podendo ser cultivada em todo o Brasil, até Santa Catarina, resistindo bem a quedas bruscas de temperaturas ou geadas de até – 4 graus. Aprecia solos de formação arenosa ou argilosa e até vermelhos com boa profundidade e ricos em matéria orgânica. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.800 m   de altitude. A planta resiste a seca e a encharcamentos ocasionais. A planta tem crescimento lendo e só frutifica a partir dos 7 a  9 anos de idade se cultivada a partir de semente. Mudas tiradas de touceiras adultas iniciam a frutificação com 3 a  4 anos.
Mudas: As sementes são negras com até 2 cm  de diâmetro e devem ficar 3 dias na água antes de plantar. A germinação ocorre em 60 a  120 dias se semeadas em substrato arenoso e rico em matéria orgânica. As mudas crescem lentamente e atingem 40 cm  com 2 anos de idade. É melhor plantar no campo nos meses de inverno para não sofrer queimadura do sol. Formar as mudas em ambiente sombreado.
Plantando: Pode ser plantado a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 4 x 4 m . As covas devem mais largas do que profundas e devem ser adubadas com 8 pás de esterco + 500 kg  de calcário e 1 kg  de cinzas. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 4 meses, depois somente quando faltar umidade no solo.
Cultivando: Fazer capinas ou coroamento periódicos pois a planta morre facilmente se sufocada pelo mato. As folhas velhas caem naturalmente, tem espinhos e por isso a planta não deve ser cultivada próximo de casas ou ambientes onde ficam as pessoas, a não ser que seja da variedade sem espinhos. Adubar somente a partir do terceiro ano com composto orgânico, pode ser 6 kg  de composto orgânico bem curtido, + 100 g  de calcário + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.
Usos: Frutifica de dezembro a fevereiro. O fruto tem polpa seca rica em amido e é usada em diversos pratos culinários doces ou salgados. O palmito também é comestível e muito apreciado.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário