quarta-feira, 20 de março de 2019

Caraguatá do mato, caraguatá da praia ou Caraguatá


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Caraguatá vem do tupi-guarani e significa “erva da folha fibrosa e a seqüência de vários A indica que os frutos são comestíveis. Também chamada de Caraguatá do mato, caraguatá da praia.


Origem: Encontrada nas bordas de florestas densas ou em clareiras, mais comum na mata floresta Atlântica do interior.

Características: Planta terrestre formando densa touceiras mais abertas com até 70 a 1,30 m de altura . As folhas são dispostas em rosetas (nascem a partir de um eixo em espiral), são verdes arroxeadas (principalmente na borda e na ponta das folhas). É facilmente identificada por ter poucos espinhos ou estes são bem mais distantes entre si. As folhas medem 60 a 120 cm de comprimento por 1,3 a 2,8 cm de largura, são caniculadas (como calha). As flores nascem em cimeiras (tipo de cacho que termina com uma flor) curtas de 15 a 30  cm de comprimento, com brácteas (tipo de folha modificada) de proteção, largas e brancas na base e no ápice há uma lamina avermelhadas. As flores individuais medem 3 a 4,5 cm de comprimento, são centenas e bem adensadas com cor branca predominante. Os frutos são bagas ovais, quase que totalmente lisas de cor alaranjada, medindo de 3 a 4,5 cm de comprimento por 2,2 a 3 cm de largura.

Dicas para cultivo: Planta rústica e prolifera de fácil cultivo. Gosta de solos bem drenados, vermelhos, férteis e profundos. Pode ser cultivada no sol ou na sombra e prefere solos ácidos, com pH entre 4,6 a 5,9. Essa espécie é resistente a geadas de até -3 graus, também é muito resistente a seca. Gosta de solo rico em matéria orgânica.

Mudas: A planta adulta solta alguns estolões ou rebentos que podem ser usados como mudas assim que soltarem raiz; só então podem ser separados da planta mãe. As sementes que germinam em 30 a 40 dias se plantadas em substrato feito de 40% de terra vermelha, 30% de composto orgânico bem curtido e 30% de areia. As plântulas crescem lentamente atingindo 30 cm com 12 meses de vida. As mudas tiradas da touceira começam a frutificar com 1,5 anos, e as formadas de sementes levam 5 a 6 anos para produzir.

Plantando: Recomendo que seja plantada em pleno sol ou na borda de mata onde pegue o sol da manhã. Plantar num espaçamento 60 cm x 60 cm entre plantas. Fazer covas com 40 cm de largura, profundidade e comprimento. A mistura da cova deve ser 40% de terra, 30% de areia e 30% de esterco de curral bem curtido. Melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

Cultivando: A planta cresce moderadamente e não necessita de cuidados especiais. A Adubação deve ser feita apenas com o amontoamento de folhas e capim cortado por volta da planta. Nunca plante essa espécie em local próximo de casa ou onde circulam as pessoas, pois seus espinhos são dolorosos.

Usos: Frutifica em junho a agosto. Os frutos ficam de cor bem alaranjados quando maduros e podem ser consumidos in-natura ou na forma de sucos. A Planta é muito decorativa antes de soltar flor, pois todas as folhas centrais ficam vermelhas. Essa espécie tem menos espinhos e pode ser cultivada próximo das casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário