quinta-feira, 21 de março de 2019

Cabacinha do campo, Melancia do cerrado ou Melancia do campo ou Cabacuí ou Caboi-curai


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Cabacuí ou Caboi-curai que vem do tupi guarani e significa “Erva rasteira e peluda que dá cuia ou fruta acida”, qualidades essas bastante evidentes quando observamos a planta tendo um ponto de vista simples assim como os índios tinham. Também recebe o nome de cabacinha do campo, melancia do cerrado ou melancia do campo.

Origem: Aparece com baixa freqüência nos campos limpos ou sujos e em cerrados mais abertos presentes nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e em uma pequena parte do Paraná e Mato Grosso do Sul, Brasil.

Características: A planta é bienal e rasteira e de ramas longas medindo 2 a 5 metros de comprimento. Os ramos são revestidos de pelos macios, a folha é cordiforme (com forma de coração) de textura áspera ao tato e quebradiça, a margem da folha é crenada (com recortes arredondados) ou levemente partida, com 3 nervuras centrais bem visíveis. As flores são pequenas de cor amarelo-creme e nascem no ápice das folhas. Os frutos são bagas com casca grossa, com aproximadamente 90 sementes com películas envoltas numa polpa gelatinosa amarelada de sabor subácido; estes medem de 4 a 7 cm e pesam de 100 a 180 gramas.

Dicas para cultivo: A planta multiplica facilmente por sementes que devem ser plantadas em covas previamente adubadas, não precisando corrigir a acidez do solo, pois a planta aprecia solos pobres é resistente a seca e a geadas leves de até -3 grau. A planta só frutifica em pleno sol e as sementes devem ser replantadas todo o ano no fim do inverno, pois a planta não é perene. Em algumas regiões livres de geadas a planta rebrota das raízes e desenvolve-se e frutifica por mais 1 ano.

Mudas: As sementes pequenas e bem semelhantes e parecidas com as do melão comum. As sementes são ortodoxas (entram e dormência) e podem ser armazenadas por até 3 anos se forem limpas e bem secas e guardadas em embalagens escuras. Convém semear 4 sementes diretamente no local definitivo. A germinação se inicia com 25 dias e se estende até 65 dias. |A planta começa produzir 6 meses a 9 meses após o plantio.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 3 x 3 m. Melhor época de plantio é agosto a outubro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. As  covas não devem ter 40 cm nas três dimensões, adicionando aos 20 cm de terra iniciais, cerca de 3 pás de matéria orgânica, e 2 pás de areia saibro (caso o terreno não tenha nenhuma areia no solo); quanto a adubação adicione 20 gramas de N-P-K 4-14-8 e fazer uma mistura bem homogenia.

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com pó de cerra e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Não é necessário adubar. Irrigar a cada 15 dias na estação seca.

Usos: Frutifica nos meses de junho a setembro. Os frutos podem ser consumidos in-natura embora sejam ácidos, ou utilizados na forma de geléia ou sucos. A planta não pode faltar em projetos de revegetação de ambientes campestres dos cerrados pois seus frutos alimentam a fauna em épocas de escassez de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário