quarta-feira, 20 de março de 2019

araguatá ou gravatá de arvore ou GUARICANA-UVA AÇÚ


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : GUARICANA-UVA AÇÚ “Folha fina fibrosa”, Uva “Cacho de fruto”, AÇÚ “grande”! Também chamada de Caraguatá ou gravatá de arvore.

Origem e distribuição: nasce sobre a forquilha das arvores ou no solo, sendo bastante comum nas matas de galerias dos cerrados, na floresta atlântica e semidecidua da região sul e sudeste do Brasil.

Características: planta terrestre (mais raramente) ou epífita que nasce sobre as arvores ou sobre amontoado de folhas no solo, tem forma de abacaxi, porém suas folhas são tipicamente estreitas e elípticas (levantadas para cima), distinguindo-se de Billbergia amoena por ter a bainha ou base das folhas com coloração vinácea na face interna. Forma densas touceiras com roseta tubular com 6 a 9 folhas de 28 a 43 cm de comprimento por 2,5 a 4,6 de largura, com margem lisas e espinhos bem pequeninos. A inflorescência é pendula e sai do centro da roseta protegida por brácteas cor de rosa na base e o cacho contém 14 a 20 flores tubulares de cor verde com detalhe azul nas bordas, protegendo estames (tubos masculinos) com antera (órgão masculino) amarelo escuro. Os frutos são bagas oblongas (mais longa que larga) de até 3 cm de comprimento por 1,5  a 1,8 cm de largura, levemente costada, de cor azulada; com casca fina, polpa liquida, gelatinosa e adocicada.

Dicas para cultivo: Pode ser cultivada em vasos com substrato feito de cascas, folhas e pedaços de galhos secos apodrecidas. Também pode ser cultivada em forquilhas de arvores que tenham casca grossa ou no solo em canteiros com substrato bem poroso e drenado. A planta resiste a geadas de até – 3 graus e suporta muito bom a falta de água por até 3 meses. Aprecia ambiente sombreado e protegido dos ventos e raios solares.

Mudas: As sementes são pequenas e dever ser lavadas em água corrente para retirada da polpa grudenta (mecanismo esse que ajuda a colar as sementes nas cascas de arvores), e secas no sol por 3 horas. Depois, é só semear superficialmente em substrato de terra vegetal. A germinação ocorre em 30-60 dias. O crescimento das mudas é lento atingindo 30 cm com 12 meses de plantio. Pode ser propagadas por mudas retiradas da planta mãe. Mudas oriundas de sementes iniciam frutificação com 3 a 5 anos, mudas da touceira frutificam com 1 ano.

Plantando: Deve ser plantada sempre na sombra ou em bosques sobre arvores grandes e cascudas onde penetre luz solar indireta. Os vasos devem ser rasos no máximo com 40 cm de largura e 30 cm de altura e devem ser preenchidos com pedaços de casca de arvores e folhas apodrecidas ou casca de arroz curtida + 40% de terra vermelha fértil. Uma vez por ano jogue por baixo das folhas da bromélia, umas 100 g de matéria orgânica bem curtida. A irrigação deve ser feita somente se não houver sereno/orvalho ou chuva constante.

Cultivando: A medida que a planta frutifica aquela roseta que já produziu frutos, não produz mais; porem a mesma mantém a vitalidade e vai soltando rebentões que formam novas plantas produtivas. A cada 3 anos convém fazer o desbaste da touceira eliminando ou retirando as partes mortas, podendo a planta ser separada em novas mudas que podem ser plantadas em outros vasos ou sobre outras arvores.

Usos: Frutifica de novembro a fevereiro. Colher os frutos quando estiverem azulados e gordinhos, daí é só partir e sorver a polpa com um sabor que não sei descrever, só sei que é deliciosa. As flores atraem os beija-flores e borboletas e os frutos atraem diversas espécies de pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário