sábado, 23 de março de 2019

Apuruí peva



A: Puruí-peva vem do Tupi-guarani e quer dizer “Fruta acre e doce” isso porque lembra o sabor forte da marmelada, com um doce muito agradável e Peva quer dizer chato ou baixo. Também chamado de Marmelada de pinto ou Marmelinho do campo.

Origem: Campos e Cerrados de todo o Brasil.

Características: Arbusto de 60 cm de altura, que forma pequenas moitas rasteiras, com galhos elípticos, isto é procedendo dum mesmo ponto (um xilopodio ou raiz subterrânea), formando raios, com ramos de até 1 m de comprimento. É planta dióica, com indivíduos masculinos e femininos em plantas separadas. Não dá para diferenciar plantas antes que floresça. As flores femininas são grandes e solitárias, as masculinas são pequenas e aglomeradas.

Dicas para cultivo: Arbusto de crescimento lento que aprecia solos vermelhos e arenosos com rápida drenagem da água das chuvas, é resistente a geadas leves de até -1 grau. A planta só frutifica em pleno sol e deve ser plantada em terra virgem com pH inferior a 5,5. Pode ser cultivada em vasos grandes com 40 cm de boca e 50 cm de altura. É preciso plantar pelo menos 3 plantas pois não se sabe qual será masculina ou feminina antes de produzir.  

Mudas: As sementes são muito atacadas por larvas de diversos insetos. Por isso os frutos devem ser colhidos do pé quando maduros, as sementes lavadas em água corrente e semeadas diretamente em substrato arenoso. A germinação ocorre em 60 dias no verão, as mudas atingem 10 cm de altura com 8 meses de cultivo. A planta tem crescimento lento e começa a produzir 2 anos após o plantio.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 2x2 m. Melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. As  covas nãpo devem ter mais de 2 litros de matéria orgânica, que em excesso mata a planta.

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície do solo ou vaso com palha de arroz ou cascas moídas. Sempre eliminar qualquer erva daninha para que a planta não seja sufocada. Adubar com composto orgânico feito de folhas apodrecidas + 20% de esterco de galinha curtido. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule.

Usos: Frutifica em outubro a janeiro. Os frutos tem gosto de doce de batata doce e são consumidos in-natura e na forma de geléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário