quinta-feira, 21 de março de 2019

Antum- açú

Antum- açú: 
Antum-Açú do Tupi ‘Carne rija e grossa”. Também chamada de Angelim coco e Angelim doce.

Origem:
 Nativa da Mata Atlântica litorânea dos estados do espírito Santa ao Rio de Janeiro.

Características:
 Arvore de pequeno porte atingindo 3 a 5 m, com copa arredondada e rala. As folhas são compostas imparipinadas ( como pena e com folíolos impares), facilmente identificada pelas estipulas (folhas modificadas) persistentes, ferrugineas e pubescentes no ápice dos ramos. As flores nascem em panículas terminais e tem coloração lilás e brancas. As flores individuais tem pétalas conjugadas com formação de borboletas. Os frutos são enormes de 8 a 10 cm de diâmetro e lembra uma manga verde, contendo 1 semente volumosa de 3 a 5 cm de diâmetro. 

Cultivo: 
planta é muito rústica e vigorosa, mais aprecia solos arenosos de rápida drenagem com pH ente 4,7 a 6,1. Prefere clima subtropical úmido com temperatura anual entre 8 a 30 graus, embora possa resistir à mínima de até 0 grau. A planta aprecia ser cultivada em pleno sol e gosta de solo com bastante cobertura morta para manter a umidade.

Mudas: 
As sementes são grandes e devem ser plantadas direto em sacos grandes individuais. Plantar com a ponta voltada para o centro da embalagem, cobrir a semente com 2 cm de terra do substrato que deve ter 30% de areia e 30 % de matéria orgânica bem curtida. A germinação ocorre em 5 a 8 meses e as mudas atingem 40 cm com 12 meses de idade.

Plantio:
 As covas devem ser abertas num espaçamento de 6 x 6 e ser preparada com uma mistura de terra superficial, mais 100 g de calcário + 10 litros de esterco animal bem curtido. Melhor cultivar em terrenos arenosos e o plantio é feito no período chuvoso. Irrigar com 10 l de água após o plantio e depois somente quando o solo estiver seco na superfície.

Cuidados: 
Fazer somente poda de condução eliminando ramos laterais. Quando a muda estiver com 2,5 m de altura se pode podar o broto terminal formando assim uma copa maia Aberta com 2 a 4 galhos. A Adubação deve ser feita com 6 kg de composto orgânico bem curtido, mais 30 g de N-P-K 10-10-10, dobrando essa quantidade a partir do terceiro ano. A planta resiste bem a seca após estabelecida e começa a frutificar com 5 a 7 anos após o plantio.

Usos: 
Frutifica de abril a agosto. A polpa do fruto tem textura firme que lembra o coco, esta pode ser retirada com faca e depois é preciso ferver uma vez e jogar a água fora. Depois pode ser ralada e fabricada junto com doce de coco ou abobora ou cosida com carne ou em sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário