NOMENCLATURA: JABUTICABA MARROM OU JABUTICABA CAFÉ-COM-LEITE, NOMES ESSES APROPRIADOS POR CAUSA DA COLORAÇÃO AMARRONZADA DA CASCA. Também pode ser chamada de cambucá marrom, pois seu fruto e folhas equivalem a espécie tipo.
Origem: A planta ocorre em uma pequena área da Mata Atlântica da orla litorânea aparecendo em baixa frequência dos estados do Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil.
OBSERVAÇÕES: Espécie de jabuticaba da floresta ombrófila densa, muito rara e até onde sabemos nunca foi cultivada, somente agora a equipe do Projeto Colecionando Frutas disponibiliza com exclusividade mudas dessa espécie descoberta no Rio de Janeiro em dezembro de 2.014.
PODE SER CULTIVADA SEGUINDO AS MESMAS DICAS PARA A JABUTICABA SABARÁ
Usos: Frutifica nos meses de Dezembro a fevereiro. Os frutos são consumidos in natura e são bem saborosos e do mesmo modo que outras espécies de jabuticabas, podem usados em diversas receitas brasileiras como geleias, licores, sorvetes, vinhos e diversas outras aplicações em variados pratos regionais. A arvore pode ser cultivada como ornamental. é UMA ESPÉCIE DE JABUTICABA MUITO RARA QUE NÃO PODE FALTAR NO POMAR DE QUALQUER COLECIONADOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário