sexta-feira, 5 de abril de 2019

UBA JAI - UVAIÃO



NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Ubájai vem do guarani e quer dizer “Fruta torcida” pelo fato de o fruto ter formato desuniforme ou ser torto. Também é conhecido como Fruta de veado, Uvaião e Pêssego do mato.

Origem: Aparece nos Cerradões e florestas semideciduais desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, Brasil. Também ocorre em algumas formações florestais da Argentina e Paraguai. 

Características: Arvore de 8 a 15 cm de altura, com copa aberta e ramificada. O tronco é tortuoso, com 30 a 60 cm de diâmetro quando a arvore encontra-se na mata, caracterizado por ter casca de cor castanho escuro, com manchas brancas, suberoso (um tecido protetor formado por células que morrem) e caniculado (com caneletas em V). Os ramos novos são avermelhados e velutinos (com superfície semelhante a veludo). As folhas são simples, opostas, coriáceas (de consistência rija como couro) quando velhas e membranáceas (textura delicada) quando jovens e notadamente pubescentes (cobertas de pelos finos) e prateadas no inicio da brotação; tornando-se verde escuro e glabra (sem pelos) na face superior e verde acinzentado na face inferior. A lamina mede 5 a 8 cm de comprimento por 2,5 a 4 cm de largura, sob pecíolo (haste de suporte) de 0,8 a 1 cm de comprimento. A base é arredondada e o ápice é cuspidado (termina em ponta fina) ou retusa (com pequena reentrância). As flores são hermafroditas, pedunculadas (com hastes longas), cíclicas (distribuídas em vários planos), diclamídeas (com dois envoltórios) e com simetria radial (órgãos dividido em fileiras); com bractéolas (tecido protetor) lineares (longo e estreito). Formadas de cálice (invólucro externo) tem 4 ou anormalmente 5 sépalas livres e a corola (invólucro interno) tem 4 ou anormalmente 6 pétalas brancas.

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que pode ser cultivada em todo o Brasil. Aprecia solos vermelhos e arenosos com rápida drenagem da água das chuvas, e pH acido entre 4,5 a 6,0. É muito resistente a secas de até 6 meses sem chuva e suporta geadas de até -5 grau. A planta inicia a frutificação com 3 a 5 anos quando cultivada a partir de sementes.

Mudas: As sementes são grandes, com tegumento (casca) dura que pode ser armazenada por até 4 meses sem perder o poder germinativo. As sementes podem ser plantadas em jardineiras com no mínimo 10 cm de altura, contendo substrato arenoso e rico em matéria orgânica, deixados em pleno sol. A germinação se inicia com 35 a 65 dias e a repicagem ou transplante para sacos individuais pode ser feita quando a plântula atinge 10 cm de altura. Após o transplante, deixar as mudas na sombra por 1 mês e irrigar generosamente. Após pegas as mudas crescem 35 cm com mais 8 a 9 meses.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 m. As  covas devem ser preenchidas com 6 pás de cama de frango bem curtido, + 50 gr de N-P-K 10-10-10 e 500g de cinza, misturando tudo e deixando curtir por no mínimo 2 meses antes do plantio. A melhor época de plantio é agosto a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

Cultivando: A planta não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com pó de cerra ou capim seco para manter a umidade. A adubação pode ser feita com composto orgânico feito de 40% de folhas apodrecidas + 20% de esterco de galinha curtido, usando 6 pás + 50 gr de N-P-K 10-10-10, distribuídos numa coroa de 5 cm de fundura 15 cm de largura e a 20 cm do caule.

Usos: Frutifica nos meses de setembro a novembro. Os frutos são aquosos e tem gosto de Uvaia, Abacaxi e cebola. A melhor forma de utilizá-los é na forma de suco ou de vinagre ou vinho de uvaia de excelente qualidade. A arvore produz flores apícolas e não deve faltar em projetos de reflorestamentos pois seus frutos alimentam o Veado campeiro, o quati e diversos outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário