sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pitanga peva ou anã



NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: PITANGA-PEBA – vem do tupi-guarani e significa “Fruta de pele tenra ou fina” e o adjetivo PEBA significa, chato, baixo referindo ao porte da planta. Também é chamada de Pitanga anã e Pitanga do campo ou da praia.

Origem: Ocorre em todos os campos arenosos e cerrados do Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. 

Características: Arbusto lenhoso de 50 a 80 cm de altura, formando touceiras de até 1 metro de diâmetro, com raiz do tipo xilopódio (órgão subterrâneo semelhante a batata), multiplica-se vegetativamente por raízes horizontais que se afloram na superfície. As folhas simples, opostas de textura cartácea (de cartolina), sob pecíolo ou haste de 4 mm de comprimento de margem lisa e base cuneada (com forma de cunha) e ápice ou ponta arredondada ou lanceolada (em forma de laça), medem 5 a 7 cm de comprimento por 2 a 3,5 cm de largura. As flores medem de 1,5 a 2 cm de diâmetro são brancas, hermafroditas solitárias ou fasciculadas (reunidas em feixes de 2 a 5), tem 5 pétalas livres, estão sob pedúnculo ou haste de 3 a 4 cm de comprimento; e produzem frutos achatados nos pólosde 1 a 3 cm de diâmetro contendo de 1 a 7 sementes e tendo formas variadas conforme mostram as fotos acima.

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido que pode ser cultivada em todo o Brasil. aprecia solo vermelho ou arenoso, profundo e acido, com pH entre 4,0 a 5,5. O clima da região de origem é subtropical, com temperaturas mínimas de até -3º graus no inverno e máximas de 36 graus no verão, com índice de chuvas variando de 800 a 1.900 mm anuais. A planta começa a frutificar logo no primeiro ano após o plantio e pode ser cultivada com sucesso em vasos ou jardineiras, dando um belo aspecto ornamental.

Mudas: As sementes são grandes ou pequenas a depender da variedade, são recalcitrantes (perdem o poder germinativo se forem secas. Convém semear 2sementes diretamente em embalagens individuais contendo substrato com 30% de areia e 40% de terra vermelha mais 30% de matéria orgânica bem curtida. A germinação ocorre em 30 a 40 dias e as mudas cresem 30 cm com 6 a 8 meses após o plantio. Inicia a frutificação em 1 ano após o plantio.

Plantando: Deve ser plantada a pleno sol num espaçamento 1,5 x 1,5 m, fazendo covas com 40 cm nas três dimensões; adicionando aos 25 cm da terra da superfície 500g de calcário e1 kg de cinzas e cerca de 5 pás de matéria orgânica. Deixar curtir por 2 meses e fazer o plantio a partir de setembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Essa espécie não precisa ser podada. Adubar com composto orgânico, pode ser 1 kg composto orgânico + 10 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação. Para plantar no vaso (de 50 cm de altura por 40 cm de largura) deve ser usar terra vermelha e a mesma mistura indicada acima, tomando o cuidado apenas de colocar uns 4 cm de pedra no fundo do vaso para ocorrer uma drenagem rápida.

Usos: Frutifica nos meses de setembro a novembro. Os frutos são mais saborosos e suculentos do que a Pitanga arbórea (Eugenia uniflora) e podem consumidos in-natura, na forma de sucos, geléias e sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário