sexta-feira, 5 de abril de 2019

Seriguela de rama


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: SERIGUELA DE RAMA, o nome indígena e seu significado ainda não foi descoberto. Também é conhecida como Pindauvarana por causa das folhas serem um pouco semelhantes.

Origem: Espécie nativa dos sub-bosques de varias formações florestais, estando presente na floresta amazônica, na mata Atlântica e na floresta de restinga. Pode ser encontrada com maior facilidade no estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Brasil

Características: Arvore com ramos longos, e pendentes quando cultivada a céu aberto ou liana lenhosa quando me meio da mata, atingindo 3 a 8 m de altura. A copa é aberta e escandente (com ramos caídos), as brotações são prateadas e os ramos e galhos mais novos são de cor verde intensa. O tronco ou caule é cilíndrico e quando se comporta como liana se mostra tortuoso, atingindo diâmetro de 5 a 16 cm. As folhas são simples, alternadas, de textura cartácea (como cartolina), assimétrica (cada lado tem formato diferente) e margem lisa. A lamina foliar é glabra (sem pelos) de cor verde intenso, com base obliqua (desigual) e ápice acuminado (com ponta que se afina gradativamente), medindo 6 a 9 cm de comprimento por 1,5 a 2,3 cm de largura. As flores são esbranquiçadas e nascem em grupos nas axilas das folhas. Os frutos são drupas oblongas (mais longa que larga), subcilíndricas, medindo 3 a 5 cm de comprimento por 2 a 3 cm de diâmetro, contendo casca fina e vermelha quando madura e 1 caroço longo envolvido por fina camada de polpa sucosa.

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que é resiste a geadas inferiores a - 3 graus, que vegeta bem em qualquer altitude. Aprecia solos profundos, bem drenados e com boa fertilidade natural. Pode ser cultivada tanto em pleno sol onde toma forma arbustiva ou na sombra onde toma forma de trepadeira. Aprecia terrenos com pH neutro, de constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e a arvore inicia a frutificação a partir do 4 ou 5 ano após o plantio.

Mudas: As sementes são oblongas com 2,5 a 3.4 cm de comprimento e são recalcitrantes (perde o poder germinativo rapidamente). Por isso devem ser plantadas logo que despolpadas diretamente em sacos individuais com substrato feito de 30% de areia, 40% de terra vermelha e 30% de matéria orgânica bem curtida. Germinam em 30 a 40 dias e as mudas atingem 35 cm com 7 a 8 meses no viveiro.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. O espaçamento entre as covas é de 5 x 5; e suas dimensões devem ter 40 ou 50 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra solta 500g de calcário e 1 kg de cinzas e 7 a 8 pás de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de novembro a dezembro. Depois de plantada, irrigar a cada 10 dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e os ramos voltados para dentro da copa. Adubar com composto orgânico pode ser 3 a 4 pás de matéria orgânica bem curtida + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.

Usos: Frutifica de fevereiro a maio. Os frutos podem ser consumidos in-natura e lembram o sabor da conhecida seriguela (Spondias purpúrea) segundo relato de pessoas que já saborearam o fruto. Arvore é rara e sua brotação prateada quando em pleno sol é muito ornamental. Deve ser cultivada, pois corre o perigo de extinção.

Um comentário:

  1. gostaria de saber aonde posso conseguir sementes dessa seriguela poderia me ajudar?

    ResponderExcluir