sexta-feira, 5 de abril de 2019

Urumbeba vermelha


NOMENCLATURA E SUGNIFICADO: URUMBEBA vem do tupi-guarani e significa “Folha com espinho que dá alimento”. Também recebe os nomes de Figo vermelho, Tuna, Palmadora e Arumbeba.

ORIGEM: Ocorre na Região da Catinga dos estados do Rio Grande do Norte até a Bahia e nos Cerrados do Estado de Minas Gerais. Eu encontrei essa espécie na Floresta Estacional Semidecidua da Bacia do rio Paranapanema no estado de São Paulo, Brasil. 

CARACTERISTICAS: A planta atinge até 3 metros de altura com caules formados por artículos (com nós ou juntas) sobrepostos com forma cilíndrica e achatada semelhantes a raquetes, esses folhas suculentos medem 5 cm a 9 cm de largura por 15 cm a 25 cm de comprimento e com 2 cm a 3 cm de espessura, com aréolas ou pontos com pequenas nervuras, de onde crescem de 1 a 3 espinhos brancos de até 1cm de comprimento, o que na verdade são folhas modificadas em espinhos que tem a função de realizar a fotossíntese. As flores são grandes, vistosas, monoclamídeas (com um só invólucro) e hermafroditas. Formadas de cálice (invólucro externo) com sépalas acuminadas (com ponta aguda e fina) de  1 a 1,5 cm de comprimento, intercaladas por pétalas internas avermelhadas, oblongas (mais longa que larga) de 1,5 a 2,4 cm de comprimento, arredondadas no ápice. Os frutos são bagas de 3 a 5 cm de diâmetro por 4 a 6 cm de comprimento, com casca vermelha e púrpura quando madura, com espinhos brancos distribuídos em toda a superfície. Tem pouca polpa de cor branca cremosa e adstringente Com sementes pequenas duras e pretas.

DICAS DE PLANTIO: A planta é muito rústica e resistente a geadas de até -4 graus negativos e a secas de até 8 meses sem chuva. Pode ser cultivada em todo o Brasil e em qualquer tipo de solo que seja bem drenado e até os pedregosos. Prospera bem tanto na sombra como em pleno sol.  Multiplica-se por sementes e meios vegetativos: de pedaços dos talos, raízes ou brotos.

MUDAS: As sementes são pequenas com formato de rins e conservam o poder germinativo por até 2 anos se forem guardadas em frascos escuros. Convém semear em jardineiras de 20 cm de altura e largura por 50 cm de comprimento contando substrato feito de 50% de areia grossa e 50% de matéria orgânica bem curtida. A germinação ocorre em 60 a 90 dias e o transplante das plântulas pode ser feitas quando estiverem com 5 a 10 cm de altura. Manter as plantas pegas em pleno sol. A multiplicação também pode ser feita com estacas dos talos, desse modo, começa a produzir 2 anos após o plantio.

PLANTANDO: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 3 x 3 ou 4 x 4 m; ou ainda 1 x 1 m se o objetivo é fazer cerca viva. As covas devem ter 40 cm nas 3 dimensões e com os 25 cm de terra da superfície se deve misturar 3 a 4 pás de composto orgânico bem curtido e 1 pá de areia. A melhor época de plantio é agosto a outubro, convém irrigar 10 l de água após o plantio.

CULTIVANDO: A planta cresce rapidamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com pó de cerra e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar, competir e estragar a beleza da planta. A adubação deve ser feita com 3 pás de matéria orgânica bem curtida e 40 g de N-P-K 10-10-10 no mês de setembro ou outubro se a planta não estiver segurando frutos. A poda de limpeza e manutenção do formato da planta deve ser feita segundo o espaço disponível ou para ser modelada segundo a vontade de quem a cultiva.

USOS: Frutifica em varias épocas do ano, principalmente de fevereiro a maio. A planta pode ser cultivada em cercas vivas, as flores atraem beija-flores, os frutos podem ser consumidos in-natura cortando-os ao meio com a ajuda de um garfo e faca, segurando a metade num papel toalha para não ferir a mão com os espinhos e comer a polpa com uma colher. As palmas ou folhas podem ser cosidas e usadas assim como o Chuchu, é muito rica em vitamina A. CURIOSIDADE: Os desavisados que comerem muitas frutas de Urumbeba ficarão assustados quando irem  ao banheiro urinar, pois a urina sairá com a cor avermelhada, isso porque a polpa do fruto é vermelha e diurética. O fato de ter a coloração vermelha indica que a polpa é rica em anti-oxidantes, sendo esse um indicio que a ingestão do fruto faz uma limpeza e purificação do sistema urinário, algo que merece maiores estudos científicos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário