NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: PITANGA LISA PELUDA. O nome indígena e etimologia não foi descoberto. Antes Eu a chamava de Perinha Peluda de Minas Gerais; mais como nem sempre o fruto tem formato de pêra, chamei de Pitanga lisa peluda. Também recebe o nome de CEREJA DO MATO DO OUTONO e Guamirim de folhas acobreadas (sendo esse o significado no nome cientifico).
Origem: Nativa dos sub-bosques das florestas Ombrofila densa desde o estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo (Onde também ocorre na restinga) e Paraná, Brasil.
Características: arvore de pequeno porte quando cultivada a pleno sol, atingindo 3 a 4 m de altura. Na mata a arvore atinge de 5 a 7 m de altura. O tronco é marrom claro com casca que se desprende em placas finas. A copa é piramidal, perenifólia, densa e com ramos novos e brotações de cor acobreada. As folhas são subcoriáceas (rijas), de cor verde escura ou fosca, com indumento (pelinhos longos acobreados), com forma oval-oblongas (forma de ovo alongado) medindo 4,5 a 9,5 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura, com base longo cuneada (forma de cunha) e ápice acuminado (com ponta longa) ou lanceolado (com forma de lança); sob pecíolo (haste ou suporte) de 5 a 7 mm de comprimento. As flores nascem solitárias nas axilas das folhas nas brotações novas, sob pedicelo (haste ou suporte) de 1,5 a 3 cm, pubescentes (com pelos longos); com corola (invólucro externo) com 4 ou 5 pétalas arredondadas e brancas. Os frutos são bagas arredondadas ou piriformes de 1,4 cm a 3,2 cm de comprimento, alaranjada quando madura e coberta de pelos, abrigando 1 ou 2 sementes globosas.
Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo que cresce moderadamente e a planta jovem já suportou mínima de – 2 graus no inverno de São Paulo. Pode ser cultivada em qualquer altitude e em todo o Brasil. Aprecia solo profundo, úmido, com pH acido a neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção.
Mudas: As sementes são arredondadas de cor creme pardacento, recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 a 30 dias) e por isso devem ser plantadas logo que colhidas, diretamente em saquinhos individuais contendo substrato organo-arenoso. A germinação ocorre em 40 a 60 dias, e as mudas atingem 30 cm com 8meses de viveiro. Após plantada começa a frutificar com 3 a 4 anos. As mudas desenvolvem-se tanto em pleno sol, como na sombra.
Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 4 a 6 pás de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou os que cruzarem o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 a 3 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação. Depois de estabelecida a planta não requer irrigação para frutificat
Usos: Frutifica nos meses de março a maio. Os frutos são consumidos in-natura e tem sabor que lembra a cereja com mamão, sendo muito apreciados. Também pode ser utilizado na forma de sucos, sorvetes e geléias. As flores são apícolas e também atraem pássaros. É uma rara mirtácea que precisa ser cultivada, preservada e estudada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário