NOME INDIGENA: PITANGUINHA NOVA ESPÉCIE, OU PITANGA PRETA DO RIO DE JANEIRO.
Origem: Nativa e endêmica da restinga ou orla florestal da praia, aparecendo ocasionalmente no local de origem que são os estados de Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil.
Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e resiste a baixas temperaturas (até – 3 graus), embora seja de altitude acima de 500 m, frutifica bem quando plantada ao nível do mar; o solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). Pode ser plantada em solos bem drenados ou mais úmidos.
Mudas: tem crescimento moderado.
Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 4 x 4 m. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Cultivando: Pode ser cultivada em vasos grandes.
Usos: Frutifica nos meses de Janeiro a fevereiro. Os frutos podem ser consumidos in natura, e também servem para fazer sucos e sorvetes. As flores tem grande potencial apícola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário