sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pitanga jambo


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: PITANGA-JAMBO vem do Tupi, e significa ”Fruta de pele fina”. Também é chamada de Jambinho do mato e Guamirim-jambo.

OBSERVAÇÕES: ESTA É UMA SABOROSA E LINDA MIRTACEA ARBUSTIVA ENCONTRADA NO SUB-BOSQUE DA FLORESTA SEMIDECIDUA NO MUNICIPIO DE TUPÃ-SP. OS FRUTOS TEM SABOR DE JAMBO COM PITANGA,SABOR INESQUECIVEL PARA QUEM EXPERIMENTA A PRIMEIRA VEZ.

Origem: Originaria do sub-bosque de varias formações florestais, com dispersão rara e ocasional, aparecendo desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, Brasil. 

Características: Arvoreta de 2 a 5 metros, com copa ramificada, densa e arredondada, com ramos grablescentes, o troco é tortuoso, com casca acinzentada e esbranquiçada. As folhas são simples, opostas e glabras (sem pelos). Tem textura cartácea (como cartolina), é ovada (com forma de ovo), medindo 2,5 a 3,5 cm de comprimento por 1,5 a 2 cm de largura; com base cuneada (com forma de cunha) e ápice é agudo com ponta longa. As flores nascem em fascículos (tipo de cacho formando feixe) com 2 a 4 flores de 8 mm de diâmetro. Estas tem cálice (invólucro externo da flor) cupulado (com forma de cúpula) com 4 sépalas livres e corola (invólucro esterno) com 4 pétalas brancas e muitos estames com anteras (órgãos masculinos) brancos capitados (com forma de cabeça). O fruto tem forma Piriforme e mede de 1,5 a 2,2 cm de comprimento. 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento moderado que aprecia qualquer tipo de solos com boa fertilidade natural e rápida drenagem da água das chuvas, é resistente a geadas leves de até - 3 grau. A planta frutifica abundantemente em local sombreado, mais não deve faltar água na época da florada para boa formação dos frutos. Começa a frutificar com 2 a 4 anos a depender do clima e tratos culturais. Também pode em vasos grandes com substrato rico em matéria orgânica.

Mudas: As sementes são redondas, recalcitrantes (perdem o poder germinativo se forem secadas) e germinam em 70 a 120 dias se plantadas em substrato de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. Recomendo que seja plantada uma semente diretamente em embalagens individuais, pelo fato de que as plântulas não aceitam transplante. As mudas devem ser formadas na sombra e atingem 20 cm com 10 a 12 meses de vida.

Plantando: Recomendo que seja plantada em local semi-sombreado num espaçamento 3 x 3 ou 4 x 4 m em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 30% de areia saibro + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da superfície da cova; misturando junto + 500 g de calcário e 1 kg de cinzas de madeira. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.  

Cultivando: A planta cresce lentamente no primeiro ano e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim cortado e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa. Adubar com 2 kg de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 20 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de setembro.

Usos: Frutifica nos meses de outubro a dezembro. Os frutos tem gosto de Pitanga com Lambo e são deliciosos para serem consumidos in-natura ou aproveitados para fazer sucos, doces, rechear bolos e sorvetes. A arvore é ornamental e pode ser cultivada com sucesso em pequenos jardins. É uma Myrtacea muito rara e interessante.

Um comentário:

  1. Vocês não vão acreditar no que eu li agora mesmo.

    Eu estava lendo um artigo sobre Syzygium jambos e consta uma informação no texto que me deixou curioso, consta lá que as sementes do jambo amarelo são muito venenosas.

    Cara, que negócio doido, ainda bem que não mordi as sementes.

    Chega me arrepiar em pensar que eu poderia, por curiosidade, lascar o dente naquela semente.

    A informação mais relevante é que uma quantidade desconhecida de ácido cianídrico foi encontrada nas raízes, caules e folhas. Além disso, um alcalóide, a jambosina, foi encontrado na casca da árvore e nas raízes, e as raízes são consideradas venenosas.

    Alguém sabe me informar se essa informação procede? Se alguém puder me ajudar com isso, ficarei muito grato.

    Se eu encontar algo primeiro, volto aqui para avisar se a informação é procedente.

    ResponderExcluir