sexta-feira, 5 de abril de 2019

Saraguaji


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: SARAGUAJÍ vem do Tupi-Guarani e significa “Fruta igual a olho de Araguai” ou “Olhem os Araguaís” o nome é bem apropriado pois segundo alguns mateiros que consultei, o Araguaí ou Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalmus) se alimenta dos frutos dessa planta e os índios que caçavam esse pássaro para usar as belas penas em seus adornos, associaram a presença dessas aves na arvore, comendo os frutos. Também recebe o nome de Saraguaí, Saraguaji, Tarumaí e Cafezinho.

Origem: Ocorre com certa raridade em terrenos pedregosos e com umidade natural e formações novas da Floresta atlântica, e floresta semidecidua da bacia do Paraná; desde o estado de Pernambuco até o Rio Grande do Sul, Brasil. 

Características: Arvore caducifólia (que perde as folhas no inverno), com até 4 a 6 m de altura em terrenos pedregosos, chegando a atingir 15 a 20 m no interior da floresta com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, com coloração avermelhada. As folhas são simples de margem inteira, oblongas (mais longas que largas), de textura papirácea (semelhante a papel), medindo 5 a 12 cm de comprimento por 2,5 a 4,2 cm de largura, facilmente identificada por se observar as nervuras impressas na face superior e salientes no dorso. As folhas quando rebrotam tem a cor ferruginea e amarelada. As flores são minúsculas e nascem aglomeradas nas axilas das folhas. Os frutos são bagas negras e oblongas (mais longa que larga) e medem 9 a 13 mm de comprimento.

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -3 graus), vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, acido ou neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso. A arvore pode ser usada em reflorestamento como pioneira por ter crescimento rápido, e por resistir a seca com duração de mais de 5 meses.

Mudas: As sementes são arredondadas, achatadas e esverdeadas, pouco menor que um feijão e perdem o poder germinativo dentro de 1 mês. Por isso, devem ser plantadas logo que colhidas em substrato feito com 30% de terra vermelha, 30% de areia e 40% de matéria orgânica. Convem semear 2 sementes diretamente nos saquinhos; e a germinação ocorre em 30 a 40 dias. As mudas devem ser formadas em local sombreado e atingem 30 cm com 6 a 8 meses de vida. Após plantadas iniciam frutificação com 3 a 5 anos.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques como em reflorestamentos de preservação permanente. Espaçamento 5 x 5 m. As covas devem ter 50 cm nas 3 dimensões, devendo separar os 30 cm de terra iniciais para misturar com 3 pás de areia de rio, 7 de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas e 500 g de calcário. Deixar curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro, após plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e ramos que crescerem para o interior da copa. Manter a coroa da planta coberta com capim seco. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, distribua os nutrientes sempre no mês de agosto e irrigue bastante na época da brotação e florada.

Usos: Frutifica nos meses de novembro a fevereiro. Os frutos são roxos, com casca fina, com polpa liquida esverdeada, lembrando sabor de bala de Tutti-frutti, muito apreciados para o consumo in-natura, embora tenha pouca polpa. As sementes também são comestíveis. As flores produzem bastante néctar para as abelhas silvestres. Recomendo o plantio, pois o Saraguají atrai grande numero e varias espécies de passarinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário