quarta-feira, 3 de abril de 2019

Guabiroba laranja


NOME INDIGENA: Guabiroba vem do tupi guarani e significa “fruto da casca amarga” característica bem notória para qualquer pessoa que mastigar a casca desse fruto. É chamada popularmente de guabiroba de Porco (Porque o porco do mato gosta de comer) ou Guabiroba.

Origem: Ocorre na floresta semidecidua (que perde as folhas no inverno), sempre em solos mais úmidos presente em toda a bacia do Rio Paraná desde Minasv Gerais até Santa Catarina, Brasil. 

Características: Arvore de 8 a 20 metros de altura com tronco reto de 30 a 50 cm de diâmetro, com casca sulcada, descamante e de coloração cinza escura. A folha é papirácea (textura de papel) e medem 4 a 10 cm de comprimento por 2 a 4,5 cm de largura. A base é cuneada (tem forma de cunha) e o ápice é apiculado (com ponta curta). As flores nascem em pedúnculos (haste ou suporte de até 2,5 cm de comprimento) axilares ou laterais. Cada flor mede de 1,7 a 2,3 cm de diâmetro quando abertas, são actinomorfas (com vários planos passando num mesmo eixo), com cálice (invólucro esterno) com 5 lobos ou recortes agudos; e corola (invólucro interno) com 4 a 6 pétalas orbiculares (arredondadas) e brancacentas. O Fruto é uma baga de 2 a 3 cm de diâmetro com casca fina e polpa de cor laranja.

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido e muito resiste a geadas de -3 grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, bastante úmido (nunca submerso), com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) com pH neutro e rico em matéria orgânica. A arvore inicia a frutificação a partir do 6 ano.

Mudas: As sementes são de cor alaranjadas e bem semelhantes a uma ferradura. São recalcitrantes (perde o poder germinativo rapidamente) mais germinam em 30 a 60 dias se forem plantadas em substrato rico em matéria orgânica. As mudas atingem 30 cm com 8 a 10 meses de cultivo.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Abra covas  num espaçamento de 6 x 6 m; com dimensões de 40 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra da superfície com 500g de calcário, 1 kg de cinzas e 8 kg de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou estiverem atrapalhando a formação da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de matéria orgânica bem curtida + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

Usos: Frutifica de janeiro a inicio de março. Os frutos são consumidos in-natura, ou usados para fazer sucos, geléias ou sorvetes. As arvores não devem faltar em reflorestamentos de preservação permanente, pois seus frutos alimentam diversas espécies de pássaros e outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário