sexta-feira, 5 de abril de 2019

Jacatucaba ou Fruta de tucano


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JACATUCABA ou JACATAÚVA sendo esse seu nome indígena de origem guarani com o significado “arvore das nascentes que alimenta o tucano”. Também chamado de Fruta de tucano, Tarumã branco, Tucaneira e Pau-viola.

Origem: É encontrado em terras úmidas das nascentes ou na borda de rios ocorrendo na Argentina e Paraguai e nos mais diversos biomas da mata atlântica desde o Espírito Santo, Minas Gerais até o Rio grande do Sul. 

Características: Arvore caducifólia (perde as folhas no inverno), atingindo 6 a 15 metros de altura, com tronco reto ou levemente curvo, com casca marrom escura, levemente áspera e descamante. Os ramos novos são quadrilaretos e avermelhados ajudando a identificar facilmente a planta. As folhas são opostas, inteiras, com dentes espaçados no ápice, cartáceas (como cartolina), glabras (sem pelos) com pecíolo (haste ou suporte) canaliculado (como calha) de 1 a 2,5 cm comprimento, com 1 ou 2 glândulas bem notórias no ápice. A lamina foliar mede 7 a 20 cm de comprimento por 3,4 a 7 cm de largura, com nervuras bem visíveis no dorso. As flores são brancas, ou róseas, medindo 18 mm de comprimento, tubulares em numero de 25 a 55 reunidas em inflorescência multiflora em cachos axilares ou terminais. Os frutos são drupas vermelhas de 9 a 1,5 cm de comprimento por 5 a 8 mmde largura com 2 sementes.

Dicas para cultivo: Planta subtropical, resiste a solos encharcados, podendo ficar submersa por mais de 1 mês. Também é resistente a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo, sendo ótima para recuperar e segurar a erosão de solos degradados. Pode ser plantada a pleno sol ou na sombra de arvores grandes.

Mudas: As sementes de cor creme e com forma de canoa. Depois de secas e limpas podem ser armazenadas por mais de 1 ano. Convém semear em caixotes com substrato organo-arenoso, a germinação inicia-se com 30 a 45 dias e as plântulas podem ser transplantadas para sacos individuais quando atingirem 15 cm de altura. As mudas atingem 40 cm com 5 a 6 meses após a germinação. Formar as mudas em pleno sol. A frutificação inicia-se com 3 a 4 anos.

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 6 x 6 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 500 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem a cada 6 meses. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.

Usos: Frutifica em fevereiro a Abril. Consumir quando os frutos estiverem bem vermelhos e iniciarem a queda espontânea. O fruto tem sabor que lembra o caqui não totalmente maduro e um leve gosto cítrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário