NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CACHITA, a etimologia ainda não foi descoberta. Também é chamada de, Muchita e Cafezinho do mato.
Origem: Endêmica do sub-bosque da floresta atlântica de restinga, desde o sul do Espírito Santo até Santa Catarina, Brasil. 
Características: Arvoreta de 3 a  6 metros  de altura com ramos longos e flexíveis, com casca marrom esverdeada. As folhas são cartáceas (como cartolina), glabras (sem pelos), medindo 10 a  17 cm  de comprimento por 3,3 a  5,5 cm  de largura com base e ápice agudo ou acuminado (com ponta longa), facilmente identificada por um par de glândulas na face abaxial (costa da folha) próximo a base ou com até 2 cm  de altura. As flores surgem em racemos axilares (Na junção da folha com o ramo), que medem 8 a  15 cm  de comprimento com até 20 flores com cálice 10 glanduloso e pétalas amarelas e glabras. Os frutos são drupas (com 1 ou no máximo 2 sementes) avermelhadas com uma pontinha de 1 a  2 cm  de diâmetro.
Dicas para cultivo: Planta de crescimento moderado e que se desenvolve em qualquer tipo de solo com boa fertilidade natural e que sejam bastante úmidos. Aprecia ambiente sombreado, embora também prospere em pleno sol. Pode ser cultivada em todo o Brasil em altitudes desde o nível do mar até 700 m . É resistente a geadas de até – 2 grau e moderadamente resistente a estiagens de no máximo 3 meses.
Mudas: As sementes são pirênios (Relativo a amante) por estarem grudadas e ter uma parte plana. São recalcitrantes (perdem o poder germinativo rapidamente) e por isso devem ser plantadas individualmente logo que despolpadas em saquinhos com substrato orgânico argiloso ou com terra vermelha. A germinação ocorre em 40 a  60 dias, e as mudas crescem atingem 40 cm  com 10 meses de idade. A frutificação inicia-se com 3 a  5 anos, dependendo do solo e tratos culturais.
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol na sombra de arvores grandes, sempre num espaçamento de 4 x 4 m  na sombra e 5 x 5 m  em pleno sol. Escolher sempre local úmido para fazer as covas que devem ter 50 cm  nas 3 dimensões e a terra dos 30 cm  da superfície misturadas com 8 pás de esterco bem curtido + 4 pás de areia e 400 g  de calcário; deixando curtir por 2 meses. Melhor época de plantio é abril ou maio. Irrigar com 10 l  de água por semana nos primeiros 2 meses e cobrir a superfície da terra com capim seco ou serragem para manter a umidade.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg  de cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.
Usos: Frutifica em dezembro a fevereiro. Os frutos maduros lembram o sabor de doce de abobora cristalizado com um pouquinho de sabor de mamão. Ótimos para consumo in-natura e servem também para ótima vitamina com leite. As flores são melíferas de alta qualidade.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário