NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CAUBACAIA vem do tupi e quer dizer “Erva de caule acido”. Também é chamada de CANA DO BREJO FRUTIFERA ou ERVA ABACAXI.
Origem: É encontrado nas bordas de rios e nascentes sombreados de praticamente todas as formações florestais brasileiras, ocorrendo desde a floresta amazônica até a mata atlântica no estado de Santa Catarina. 
Características: Erva cespitosa (Cuja raiz emite vários caules) formando touceiras com caules que atingem 1 a  3 m  de comprimento. Os caules são protegidos por bainhas de 5 a  20 mm  de diâmetro e as folhas nascem em espiral ao longo do caule. As folhas são elípticas (compridas e estreitas) a obovadas (com ponta alargada), com textura papirácea (semelhante a papel) e totalmente glabra (sem pelos), medindo 8 a  30 cm  de comprimento por 5 a  9 cm  de largura. A inflorescência tem forma de ovo no estado inicial, se alongando até 24 cm  de comprimento, com brácteas (tipo de folha modificada) côncavas (como barco), coriáceas (rijas) e avermelhadas. As flores são campanuladas (como sino), com lobos ou recortes de 3 a  4,5 cm . As cores variam do branco ao rosa ou até púrpura, no centro existem estames (pequenos tubos) vermelho de 2,5 a  3 cm  de comprimento e estigma (órgão masculino) lamelado (com membrana delicada. O fruto é do tipo cápsula e mede 1 a  2 cm  de comprimento por 6 a  15 mm  de largura.
Dicas para cultivo: Planta subtropical, que gosta de solos bastante úmidos, embora possa ser cultivada em solos bem drenados e em locais ensolarados se houver irrigação. Ela prefere ambiente sombreado e pode ficar submersa por até 1 mês. Resiste bem a geadas de até – 3 grau e pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude.
Mudas: As sementes de cor preta e forma retangular, podendo ser armazenadas por mais de 1 ano se guardadas limpas e secas. Germinam em 40 a  60 dias com 85% de germinação. As mudas atingem 30 cm  com 8 meses após a germinação. Formar as mudas em ambiente sombreado. A frutificação inicia-se com 2 a  3 anos, dependendo do solo e tratos culturais. Também multiplica-se por divisão dos rizomas. Pode ser cultivada em vasos com 40 cm  de largura e 40 cm  de altura usando substrato feito de 50% de matéria orgânica bem curtida e 50% de terra argilosa.
Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 3 x 3 m ; e após o plantio irrigar com 10 l  de água por semana nos primeiros 3 meses. As covas devem ter 50 cm  nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm  da superfície 6 kg  de matéria orgânica bem curtida, 1 kg  de cinzas, 200g de torta de mamona e 400 g  de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os ramos velhos que estiverem secando ou aqueles que estivem doentes ou quebrados. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg  de composto orgânico bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 2ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.
Usos: Frutifica em junho a setembro. O fruto é branco com casca fina e sementes pretas recobertas por arilo branco, farináceo adocicado e comestível in-natura. Os caules tenros ou jovens são usados para fazer suco no liquidificador, produzindo bebida muito refrigerante, diurética e acidulada, ótima para ser tomada gelada. O suco tem propriedade de expulsar pedras nos rins e bexiga. A planta é cultivada como ornamental.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário