quinta-feira, 4 de abril de 2019

Guruguva


NOME POPULAR: GURUGUVA ou GOROGOIA o significado do nome indígena ainda não foi descoberto. Também recebe o nome de Baga de Jaboti e Café de Passarinho.

ORIGEM: Nativo das bordas de matas e capoeiras primarias do Cerrado e da Floresta semideciduaaparescendo desde o estado de Goiás até o Paraná, Brasil. 

Características: Arbusto de 2 a 4 m de altura no cerrado, podendo atingir até 4 a 7 m de altura na floresta semidecidua. A copa é arredondada e os ramos crescem sempre e quase que na horizontal. O tronco é curto, arredondado e mede 08 a 20 cm de diâmetro com casca áspera de coloração acinzentada. As folhas são simples, cartáceas (como cartolina), glabras (sem pelos), fixadas sob pecíolo de 5 a 7 mm de comprimento. A lamina foliar é oblonga (mais longa que larga), lanceolada, com base cuneada (forma de cunha) e ápice acuminado com (ponta longa), medindo 4,5 a 11 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura. Essa espécie pode ser facilmente identificada quando as folhas são jovens, pois estas apresentam uma serrilha avermelhada. As flores surgem em fascículos (feixes ou grupos) com 5 a 6 espigas contendo inúmeras flores esbranquiçadas e perfumadas. O fruto é um tipo de drupa deiscente (que se fende no meio) de coloração vermelha quando madura, medindo 8 a 12 mm de comprimento por 6 a 9 mm de diâmetro.

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido que aprecia solos vermelhos bem drenados ou argilosos e até arenosos que tenham boa quantidade de matéria orgânica e boa capacidade de retenção de segurar a umidade da água das chuvas. É resistente a geadas leves de até - 3 grau e suporta bem a seca. A planta frutifica tanto em pleno sol como na sombra e deve ser plantada em terra bem adubada, enriquecida com bastante matéria orgânica decomposta. A planta também pode ser cultivada em áreas inundáveis. Começa a frutificar com 1 ano após o plantio.

Mudas: As sementes são castanhas e apiculadas (com bico ou ponta) e podem ser facilmente despolpadas sob uma peneira em água corrente. Depois de secas conservam o poder germinativo por 5 meses. Após plantadas germinam em 30 a 40 dias, e as mudas devem ser formadas em substrato de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. Convém semear 2 sementes diretamente em saquinhos individuais, e depois devem receber irrigação diária. As plântulas tem crescimento rápido atingindo 40 cm com 7 a 8 meses após a germinação. Formar as mudas em sombreamento de 50%. Essa espécie pode ser cultivada em vasos de 50 cm de altura e 40 cm de diâmetro, utilizando o mesmo substrato indicado acima.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol ou na sombra num espaçamento 4 x 4 m. As covas devem ter dimensões de 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar com a terra da superfície 6 pás de matéria orgânica bem curtida, + 500 g de calcário e 500 g de cinzas de madeira, deixando tudo curtir por no mínimo de 2 meses. Melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover; pelo menos nos primeiros 6 meses após o plantio.

Cultivando: A planta não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim seco e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Fazer podas dos ramos voltados para baixo ou para o interior da copa ou aqueles cruzados. A melhor época de podar é em junho e julho. Adubar com 2 pás de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de setembro.

Usos: Frutifica nos meses de novembro a dezembro e em março e abril. Os frutos ficam bem vermelhos quando maduros e se partem expondo semente recoberta por arilo branco adocicado e comestível. Os frutos atraem inúmeras espécies de pássaros. As flores produzem néctar e pólen para abelhas silvestres e a arvore não pode faltar em projetos de revegetação pelo fato de prover alimento para ave-fauna em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário