quinta-feira, 4 de abril de 2019

Guindiroba ou Fruta gasolina




NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUINDIROBA vem do tupi guarani e significa “Óleo amargo” em alusão as sementes que produzem tal óleo. Também recebe o nome de Cipó Jabota e Fruta gasolina.

ORIGEM: É uma espécie rara, aparecendo em alguns lugares na Mata Atlântica e da floresta semidecidua, sempre próximo ou na cabeceira de nascentes. Aparece nos estados da Bahia até Santa Catarina, Brasil. 

Características: Trepadeira perene e dióica (com plantas masculinas ou femininas), com ramos quadrilateros e levemente velutina (superfice como veludo) quando jovens, tornando-se glabras (sem pelos) quando maduras. As folhas são simples ou trilobadas (com 3 recortes ondulados), com base cordada (como coração) e com glândulas auriculares; e ápice arredondado. A lamina é menbranacea (textura delicada), tem 3 nervuras salientes no dorso e atinge 8 a 14 cm de comprimento por 5 a 9 cm de largura. As flores masculinas nascem em panículas (tipo de cacho) axililar com 20 a 50 flores estaminadas (com órgãos masculinos apenas) e pétalas laranja amarronzado. As flores femininas nascem isoladas ou aos pares na base do pecíolo (haste ou suporte) te tem 5 sepalas e 5 pétalas de superfície velutina com pistilo (órgão feminino completo). O fruto é uma cápsula indeiscente de 7 a 12 cm de diâmetro contendo grandes sementes discóides e oleoginosas, com casca dura e pintadinha.  

Dicas para cultivo: Trepadeira de crescimento rápido que resiste a temperaturas de até -3 grau, sendo também são resistentes a secas. Vegeta bem em altitudes variando de 400 a 1.000 m acima do nível do mar. O solo deve ser profundo, úmido, acido, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 3 plantas para que uma ou 2 sejam femininas e frutifiquem. É preciso fazer uma parreira na horizontal com arames (ou caibros cruzados) formando uma malha da 40 cm entre arames para sustentar a planta. As plantas iniciam a frutificação no 1ª ano após o plantio.

Mudas: As sementes são circulares e chatas com tegumento ou casca muito dura. Para plantar é preciso retirar a casca (basta colocar a semente na vertical e bater levemente a quina com um pau). Em seguida retirar a amendoa e plantas individualmente em embalagens com qualquer tipo de substrato rico em matéria orgânica, poroso, deixado em ambiente sombreado. A germinação ocorre em 40 a 70 dias com baixo percentual. As mudas atingem 50 cm com 6 meses de idade e com 1 ano de vida, podem ir para o lugar definitivo. É melhor plantar nos meses de outubro a dezembro. A melhor forma de reproduzir é por estaca maduras da planta mãe contendo 1 ou 2 folhas.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol, bem como na sombra bosques com arvores grandes bem espaçadas, nesta
situação demora mais para frutificar. Espaçamento entre plantas 4 x 4 m. A parreira deve ter 6 mourões, distanciados a 2 m entre si e 3 metros entre os pares, com altura de 1,80 para facilitar a colheita dos frutos. Adicione a cova 100g de calcário e 1 kg de cinzas e 8 kg de matéria orgânica bem curtida. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses se faltar água.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação e eliminar os brotos que nascerem na base do caule, manejando os ramos num tutor e continuar amarrando os ramos na parreira para não caírem. Depois de a planta ficar grande, deve-se fazer poda após a frutificação e eliminar o excesso de ramos formados. Deve-se poder e diminuir consederavelmente a ramagem da planta masculina que não produz fruto. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 kg cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 nos meses de novembro e dezembro, distribuído-os a 30 cm do caule. Manter cobertura morta por volta do pé para manter a umidade.

Usos: Frutifica nos meses de outubro a janeiro. Os frutos não são comestíveis, mais suas sementes produzem o melhor e mais rentável óleo vegetal já conhecido com 70% de rendimento. O chá da semente corta qualquer tipo de diarréia. O  óleo tem alto poder de combustão e por isso tem grande potencial para biodiesel ou Gasolina biodegradável. A planta corre o risco de extinção por isso deve ser plantada para preservação da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário