NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUARAMBÁ vem do tupi e significa “alimento do lobo guará”. Também recebe os nomes de Jitó, Fruta de Lobo doce e Guarambá arbóreo. 
ORIGEM: Ocorre no cerradão de mata mais fechada e no cerrado de campo sujo, aparecendo também na transição para a floresta semidecidual. Aparece nos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do norte, Mato Grosso, São Paulo e norte do Paraná, Brasil. 
Características: Arvore de médio porte, atingindo 3 a  4 m , e mais raramente chegando a 6 m  de altura em solos mais férteis. Tem copa aberta e irregular e tronco cilíndrico chegando a medir de 10 a  30 cm  de diâmetro, com casca acinzentada, aculeada (com espinhos) e com fissuras (rugas) no sentido longitudinal. Os ramos novos são cilíndricos, aculeados, com coloração prateada e facilmente identificado por se observar dessa pilosidade ferruginea. As folhas são simples, alternas e as vezes isoladas e tomentosas (coberta de lanugem) no dorso. A lamina foliar é coriácea (textura rija como couro), ovadas (forma de ovo), medindo 9 a  24 cm  de comprimento por 5 a  8,5 cm  de largura. A base é arredondada, margem inteira e curvada para cima, com 6 a  10 nervuras secundarias e ápice lanceolado (forma de lança) ou apiculado (com ponta curta). As flores nascem em corimbos (cacho semelhante a buque) oposto as folhas, medindo 6 a 12 cm  de comprimento com 4 a  8 flores. As flores são formadas de cálice (invólucro externo) ferrugineo e densamente piloso (coberto de pelos longos) de 2 a  3 cm  de comprimento, e corola (invólucro interno) com 5 pétalas azulada arroxeadas de 1,8 a 3,2 cm  de comprimento. Os frutos são bagas verdes amareladas quando maduras, com cálice persistente e espinhoso, medindo 9 a  13 cm  de diâmetro por 5 a  8 cm   de altura com polpa esverdeada e sementes pretas, reniformes (formato de rim). Os frutos chegam a pesar de 300 a  550 gramas .
Dicas para cultivo: Planta de rápido crescimento, de fácil cultivo e muito rústica, natural do clima subtropical, sendo resiste bem a geadas de até – 3 grau e a seca de 4 a  6 meses. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se bem aos solos arenosos ou argilosos e vermelhos que sejam profundos, que sejam bem drenados, com pH de acido a neutro e com boa quantidade de matéria orgânica dissolvida. A planta pode ser cultivada na sombra ou no sol onde produz mais abundantemente.3 a  4 anos após o plantio.
Mudas: Sementes são pequenas com 3 a  4 mm  de diâmetro, de cor preta e são facilmente retiradas da polpa por lavagem em água corrente. Após lavadas podem ser secas ao sol por 
Plantando: Deve ser plantada a preferencialmente em pleno sol, visando a produção de frutos comestíveis para a fauna 
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou voltados para baixo e os que se cruzarem para o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 3 pás de matéria orgânica bem curtida e + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano e continuar adubando anualmente na primavera. Lembrar de distribuir o adubo na projeção da copa com distancia do tronco igual à medida da circunferência deste.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário