NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Guamirim – vem do tupi-guarani e significa “Fruta pequena” esse nome abrange aproximadamente 100 espécies de myrtaceas com fruto de no máximo 1 cm  de diâmetro, lamentavelmente os adjetivos indígenas que identificam as espécies foram se perdendo no tempo. Guamirim-cereja e pitanga preta (E. florida)
Origem: Floresta semideciduas (que perdem as folhas) de altitude, do sul e Sudeste do Brasil. 
Características: Arvore de 5 a  9 metros  de altura, com tronco castanho acinzentado de 20 a  35 cm  de diâmetro com casca rugosa e fissurada longitudinalmente. A copa é arredondada e pouco densa com folhagem vermelho ferrugineo na brotação. As folhas são simples, opostas de textura cartácea (semelhante à cartolina), glabras (sem pelos) em ambas as faces, medindo 6 a  10 cm  de comprimento por 2,5 a  4,5 cm  de largura, com base cuneada (como cunha) e ápice acuminado (com ponta longa). A inflorescência mede 8 a  16 cm  de comprimento e é do tipo cimeira bípara isto é, um pequeno cacho que tem 2 pares de flores opostas e uma única flor na ponta. O botão floral é verde amarelado, mede 4 mm  de diâmetro e depois de aberto mede 1,4 cm  de diâmetro. Os frutos são drupas carnosas de 8 mm  a 1,3 cm  de diâmetro.
Dicas para cultivo: planta resiste a baixas temperaturas (até – 3 graus), aprecia altitudes entre 300 a  600 m , gosta de solos úmidos, rico em matéria orgânica, porem deve ser profundo e bem drenado, com pH por volta de 5,5. É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. Pode ser cultivada na beira de rios onde pode ocorrer inundações periódicas.
Mudas: As sementes são arredondadas recobertas por malha fibrosa que protege a verdadeira semente que é recalcitrante (perde o poder germinativo em 20 dias). A germinação se inicia em 30 a  60 dias, se plantadas numa jardineira com substrato organo-arenoso. A repicagem ou transplante das mudas deve ser feito quando esta tiver 6 folhinhas definitivas. Após o transplante deixar as mudas Em local sombreado por 40 dias com irrigação diária, depois podem ir para local com 40% de sombreamento. As mudas atingem 40 cm  após 7 a  8 meses após a germinação. As  plantas iniciam frutificação com 2 a  3 anos.
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 6 x 6 m  entre plantas. É bom fazer covas de 50 cm nas três dimensões e prepará-las com 2 meses de antecedência misturando aos 30 cm  da terra inicial da cova 1kg de calcário, 1 kg  de cinzas e cerca de 6 pás de matéria orgânica. A melhor época de plantio é de setembro a novembro. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 pás de cama de frango bem curtido + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.
Usos: Frutifica nos meses de outubro e novembro. Os frutos são consumidos in-natura, na forma de sucos e produzem deliciosa geléia. As flores são melíferas e a arvore de crescimento rápido e produtora de frutos, não pode faltar em projetos de reflorestamentos.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário