NOMEMCLATURA E SIGNIFICADO: CUSSAREA nome indígena na Guiana Francesa. Também é chamado de CAFÉ BRANCO DE INDIO, Quina branca e Chá paraguaio.  
Origem: É dos cerrados e formações florestais primárias em todo o Brasil e países visinhos. 
Características: Arbusto ou arvore pequena, com 1 a  no máximo 5 metros  de altura com tronco curto, tortuoso e esbranquiçados. Os ramos são glabros (sem pelos), comprimidos e com casca estriada ou com rugas e nas brotações novas se pode notar estipulas (tipo de folha triangular entre os pecíolos) decíduas de 2 a  3 mm  de comprimento. A copa é arredondada e bem densa. A folha é presa ao ramo por pecíolo (haste ou suporte) robusto, canaliculado (como calha) de 2 a  6 mm  de comprimento. As folhas são coriáceas (rijas como couro) ,largo-ovadas com base afunilada ou cordada (como coração) e ápice arredondado ou agudo (com ponta estreita), medindo 8 a  17 cm  de comprimento por 4,5 a  14 cm  de largura. As nervuras das folhas são amareladas e bem salientes na face dorsal. As flores surgem em tirso (tipo de cacho com formação piramidal) de 5 a  12 cm  de comprimento com até 50 flores tubulares, brancas medindo 1 cm . Os são drupas brancas quando totalmente maduras, medindo 8 a  1,2 cm  de diâmetro.
Dicas para cultivo: Arvoreta de lento crescimento, apreciando solos vermelhos e arenosos com rápida drenagem da água das chuvas e pH por volta de 5,5. É resistente a geadas leves de até -3 grau. A planta também é muito resistente s secas e as flores tem grande potencial apícola. Inicia a frutificação com 3 a  6 anos após o plantio, dependendo do tipo de clima, solo ou tratos culturais.
Mudas: As sementes são brancas e medem 4 a  6 mm  de comprimento por 3 a  4 mm  de largura e conservam-se em frascos escuros e secos por até 1 ano. A germinação inicia-se com 35 dias e se estende até os 85 dias. Convém semear 3 sementes por embalagem e depois fazer o desbaste. As plântulas com no máximo 5 cm  resistem bem ao plantio, maiores que isso pode haver grande mortalidade das plântulas. As mudas atingem 30 cm  de altura com 10 meses de vida. O melhor substrato é aquele feito com 40% de latossolo vermelho, 20% de matéria orgânica bem curtida e 40% de areia saibro.
Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 4 x 4 ou 5 x 5 m . Fazer covas grandes e com pelo menos 40% de areia, 3 kg  de matéria orgânica bem curtida e 500 gramas  de cinza de madeira. Melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar 10 l  de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover, somente no primeiro ano.
Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, apenas as covas devem ser profundas, pois a planta tem raiz pivotante. Fazer podas de formação. Adubar com composto orgânico, pode ser (4 litros ) cama de frango bem curtida + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm  de profundidade, em círculos distanciados à 50 cm  do tronco.
Usos: Frutifica de janeiro a outubro. Os frutos são brancos quando maduros e a polpa que envolve a semente pede ser consumida in-natura. Os índios utilizam as folhas para fazer chá e as sementes torradas para fazer uma bebida semelhante ao café.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário