sexta-feira, 5 de abril de 2019

Moressuma ou Muricí flor Rosa


NOME INDIGENA: Moressuma vem do guarani e quer dizer “o que solta sumo e que vira manteiga”. Também é chamado de Murici de flor rosa, Murici de  chaparro e Somanera.

Origem: Ocorre principalmente no cerradao onde o solo é bem arenoso e está presente na maioria dos estados do Brasil. 

Observações: espécie outrora comum mais que está se acabando com a destruição dos cerrados.

Características: Arvore pequena de 3 a 5 m de altura, com copa arredondada e rala por causa dos galhos que quebram com facilidade. O tronco é tortuoso de cor cinza enegrecido com casca grossa, suberosa e com fissuras quadriculadas. As folhas são simples, sésseis (desprovida de cabinho), coriaceas, glabras (sem pelos) e arredondadas muito semelhante as folhas de algumas espécies do gênero Coccoloba, medindo 6 a 10 cm de comprimento por 4,5 a 7 cm de largura. As flores são rosa avermelhado, em numero de 12 a 26 flores com glândulas nectaríferas na base do cálice e dispostas em pequenos racemos (um tipo de cacho com uma haste central). Frutos com 6 a 9 mm de diâmetro.

Dicas para cultivo: Arvoreta de crescimento moderado, apreciando solos vermelhos e bastante arenosos. Gosta de terrenos altos com rápida drenagem da água das chuvas, que tenha pH acido de 4,6 a 5,0. A planta é resistente a secas de 5 meses ou mais e geadas de até -2 grau. Convêm plantá-la em ambiente protegidos de ventos fortes, pois seus ramos quebram facilmente!

Mudas: Sementes são pequenas, de cor marrom café, arredondas com pequenas testas (caras quadriculadas) na casca, e depois de limpas e secas podem ser armazenadas por até 6 meses. A germinação inicia na primavera e leva de 60 a 120 dias se plantadas em substrato feito de 40% de areia saibro, 40% de terra vermelha de barranco e 20% de esterco bem curtido. É bom plantar 2 sementes por saquinho e evitar transplantá-la pois essa espécie não aprecia esse procedimento. As mudas atingem 30 cm com 7 a 9 meses após a germinação. Inicia a frutificação com 3 a 4 anos.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 m. As covas devem ter 50 cm de largura, profundidade e altura. Deve-se misturar com os 30 cm de solo fértil iniciais, uma lata de 18 l de areia saibro + 4 kg de esterco bem curtido, 200 g de calcário e 1 kg de cinza de madeira. Deixar curtir por 2 meses e fazer o plantio entre outubro a dezembro. Depois é só irrigar 10 l de água após o plantio e uma vez por mês se não chover.

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se afincar um tutor para amarrar a planta para que não quebre. Fazer poda de formação e eliminar as brotações que surgirem na base do caule. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg composto orgânico curtido (meio a meio de folhas e esterco de gado) + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 30 cm do tronco.

Usos: Frutifica de março a abril. E os frutos são podem ser consumidos in-natura ou despolpados e a polpa usada para o feitio de suco (com leite) e sorvete. A arvore é ornamental com magnífica floração rosada que também produz néctar e pólen para as abelhas indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário