sexta-feira, 5 de abril de 2019

Jaramantaia


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JARAMANTAIA vem do Tupi-guarani e significa “Arvore de onde nasce a água, com fruto de polpa aderida a semente”, na Amazônia os índios relacionam essa arvore com a lenda da Yará ou Mãe d’água. Também recebe os nomes de Azeitona do mato, Tarumã do Brejo e Pau de flor.

ORIGEM: Nativa de diversos ecossistemas brasileiros principalmente a floresta semidecidual e floresta Amazônia e sua presença está associada a minas de água ou a cursos de rios. Ocorre nos estados de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo freqüente também desde a Amazônia até o Mato Grosso do Sul, Brasil. 

CARACTERISTICAS: Árvore é decidua (perde todas as folhas no inverno) atinge de 4 a 10 metros quando isolada e no meio da floresta chega a 20 metros de altura. A copa tem forma de taça e os galhos são distribuídos em forma de V. O tronco é cilíndrico, mede 25 a 45 cm de diâmetro e a casca é acinzentada e escura e desprende-se em laminas longitudinais. As folhas são compostas e digitadas (com 3 a 5 folíolos semelhantes a dedos), sob pecíolo ou haste de 6 a 12 cm de comprimento. Cada foliado tem textura cartácea (de cartolina), com base cuneada (forma de cunha) e ápice acuminado (com ponta longa), tendo a parte superior da margem serreada, medindo 5 a 10 cm de comprimento por 4 a 6 cm de largura. As flores nascem em inflorescência cimosa (cacho terminal que termina em uma flor) com cerca de 8 a 20 flores pequenas de 1,5 cm de diâmetro com cálice (invólucro esterno) campanulado (com forma de sino) e corola (invólucro interno) lobado (com 5 recortes ou reentrância) de coloração violácea, aparecescendo enquanto a arvore está pelada, antes da brotação das folhas. Os frutos são drupas oblongas (mais longa que larga) que ficam negras quando totalmente maduras.

DICAS DE CULTIVO: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -5 graus), vegeta bem em altitudes variando de 450 a 900 m acima do nível do mar, aceitando índice de chuva de 1.000 a 2.500 mm anuais. Aprecia solos rasos ou profundos, encharcado e argiloso, de pH entre 4,5 a 6,0, com constituição arenosa ou do tipo latossolo (terra amarelada, vermelha ou roxa). A planta inicia a frutificação com 4 a 6 anos dependendo do clima e tratos culturais.

MUDAS: As sementes são cilíndricas, medem 0,8 cm de comprimento por 0,4 cm de diâmetro, são ortodoxas (tem casca dura e conservam o poder germinativo por 1 a 2 anos). Antes do plantio deixar as sementes na água por uns 20 a 35 dias (Isso acontece na natureza), depois devem ser semeadas (2 sementes) por embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso e deixado em ambiente com aproximadamente 30% de sombra; a taxa de germinação é de 50 a 80 % e ocorre entre 30 a 70 dias. O crescimento das mudas é rápido atingindo 40 cm com 6 a 8 meses após a germinação.

PLANTANDO: Pode ser plantada a pleno sol (e preferencialmente em solos muito úmidos) como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Essa espécie também cresce e frutifica bem em solos bem drenados. Plantar no espaçamento 3x3 m em reflorestamento ou 6 x 6 m no pomar domestico. Faça covas com 50 cm nas três dimensões e adicione aos 30 cm iniciais 1kg de calcário e 1 kg de cinzas e 8 pás de matéria orgânica deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de abril a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 3 a 6 pás de cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Se plantar em solo drenado é bom manter o pé da planta com bastante cobertura morta para manter a umidade. A planta é resistente a pragas e doenças.

Usos: Frutifica nos meses de Dezembro a Fevereiro. Os frutos podem ser consumidos in-natura, ou usados para fazer doce do tipo semelhante goiabada ou licor, ou mesmo picles ou conserva salgada. As flores tem grande potencial para criação de abelhas sem ferrão. A arvore é muito ornamental quando em flor, tem madeira de ótima qualidade e pode ser usada em reflorestamentos, pois, seus frutos são alimento da fauna em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário