quinta-feira, 4 de abril de 2019

Guapijuim


NOME INDIGENA: GUAPIJUIM– vem do tupi-guarani e significa “Fruta alongada com pele pilosa”. Também é chamada de Cereja da cerra e Cereja alongada ou Cereja pilosa.

Origem: Espécie endêmica do Brasil e nativa das florestas Ombrofófila densa e mista dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. 

Características: Arvoreta cultivada a pleno sol, atingindo 2 a 4 m de altura. Na mata a arvore atinge de 6 a 20 m de altura. O tronco as vezes é bifurcado desde a base, reto, cilíndrico com casca lisa mesclada de verde e castanho amarelado, por vezes com caneletas (afundado em V). A copa estreita e muito alongada com galhos finos e abundantes. As folhas são subcoriáceas (rijas), subserícias (com pelinhos na brotação) de cor verde escura, glabra (sem pelos quando mais velha), oblongas (mais longa que larga) medindo 3,5 a 9 cm de comprimento por 1,5 a 3 cm de largura, com base decurrente no pecíolo (cresce margeando o cabinho) e ápice acuminado (com ponta longa). As flores nascem nos nós em pedúnculos (haste ou suporte) de 8mm a 2,5 cm de comprimento com uma bráctea (tipo de folha modificada) caduca. As flores são brancas e medem 2 cm de diâmetro quando abertas.

Dicas para cultivo: planta de lento crescimento, porém de fácil cultivo, que pode ser plantada tanto no sol como na sombra. É bem resiste a baixas temperaturas (até – 5 graus); e prefere altitudes superiores a 500 m. Aprecia solos argilosos ou vermelhos com um pouco de areia, do tipo profundo, úmido, neutro (pH entre 5,2 a 6,6). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção.

Mudas: As sementes são arredondadas de cor esbranquiçada, recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 a 30 dias) e por isso devem ser plantadas logo que colhidas em substrato organo-arenoso. A germinação ocorre em 40 a 80 dias, e as mudas atingem 30 cm com 12 meses após a germinação. Após plantada, inicia a frutificação com 4 a 5 anos.

Plantando: Plante num espaçamento 4 x 4 m no pleno sol ou 5 x 5 m na sombra. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação. Pode ser plantada no vaso (de 50 cm de altura por 40 cm de largura) com substrato feito de 50% de terra vermelha e a mesma mistura de adubação indicada acima, tomando o cuidado apenas de colocar uns 4 cm de pedra no fundo do vaso para ocorrer uma drenagem rápida.

Usos: Frutifica nos meses de outubro a novembro. Os frutos são consumidos in-natura, na forma de sucos, sorvetes e geléias. É uma espécie muito rara que precisa ser cultivada por todos os amantes da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário