quarta-feira, 3 de abril de 2019

Gravatá Banana


NOME INDIGENA: Gravatá vem do tupi-guarani e significa “erva da folha fibrosa e a seqüência de vários A indica que os frutos são comestíveis. Também chamado de Gravatá banana, ou Gravatá de cacho.

Origem: Essa espécie tem distribuição abrangente aparecendo no norte do pantanal, passando pelo Brasil central, chegando ao litoral e descendo na mata atlântica até Santa Catarina. 

Características: Planta perene, ereta, acaule, terrestre, formando touceiras com até 1,80 cm de altura. As folhas são dispostas em rosetas (nascem a partir de um eixo em espiral), e as laminas medem 85 cm a 2 m de comprimento por 2,4 a 4,2 cm de largura, são de coloração verde mais clara, de consistência coriacea, com margens providas de espinhos amarelados em forma de ganchos. As flores nascem em cimeiras (tipo de cacho que termina com uma flor) longas de 45 a 72 cm de comprimento, com diversas ramificações protegidas por brácteas (tipo de folha modificada), brancas apiculadas (com ponta curta). As flores individuais medem 5,1 a 6,7 cm de comprimento, são agrupada em feixes com 5 a 9 flores de cor roxo violáceo. Os frutos são bagas arredondadas, quase que totalmente lisas de cor amarelo intenso, medindo de 4 a 5,8 cm de comprimento por 3,1 a 4,2 cm de largura.

Dicas para cultivo: A planta tem muitos espinhos, devendo ter cuidado no plantio, sempre plantar longe do local onde as crianças e pessoas estão sempre presentes. É resistente a secas e a geadas de até -3 graus. Aprecia qualquer tipo de solo que sejam ácidos, bem drenados e profundos, aceitando ambiente sombreado e com boa quantidade de matéria organica.

Mudas: Multiplica-se mais facilmente por estolão, ou seja, brotos que saem da base do caule, mais só devem ser retirados quando estiverem com raízes próprias. As sementes germinam bem em substrato arenoso, num período de 60 a 120 dias, mais demoram cerca de 2 anos para atingir o tamanho de 40 cm. As mudas tiradas da planta mãe iniciam frutificação com 3 anos após o plantio, enquanto que mudas originarias de sementes frutificam com 5 a 8 anos.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 2 x 2 m. Melhor época de plantio é dezembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. As covas devem ser preparadas com 2 meses de antecedência e conter 50% de areia saibro de reboque e 6 pás de composto orgânico feito de folhas decompostas e 30% de esterco de gado curtido.

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, e geralmente é usada para fazer cerca viva. Adubar apenas cada roseta com 10 gramas de N-P-K 4-14-8 diluídos em água, durante o mês de setembro.

Usos: Frutifica em maio a agosto. Os frutos dessa espécie são acidulados e com bem poucas fibras, sendo ótimos para fazer sucos ou sorvetes. A planta é grande e robusta, muito apropriada para fazer cerca viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário