quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cuxita ou Pitangão Azul

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CUXITA – vem do tupi-guarani mais a etimologia não foi decifrada ainda. Também é chamada de Pitangão azulado e Jambeiro de fruto azulado do mato.

Origem: Endêmica do sub-bosque e da beira de riachos da floresta atlântica aparecendo desde o estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil. 

Características: Arvore de 4 a 7 metros de altura, com tronco reto de cor castanho claro de 20 a 30 cm de diâmetro. A copa é ramificada e densa por causa das folhas grandes e com forma de guarda-chuva. As folhas são simples, opostas de textura coriácea (rija como couro), glabras (sem pelos) em ambas as faces, medindo 8 a 15 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura, sob pecíolo (haste ou suporte) de 1 a 2 cm de comprimento caniculado (como calha). A lamina têm coloração verde escura, a base é cuneada (como cunha) e ápice atenuado (que se afina gradativamente) ou agudo; as nervuras são salientes nas costas das folhas. As flores são solitárias e pedunculadas (com haste ou suporte de 2 a 3 cm de comprimento). Eu não observei as flores por isso não posso descreve-las. Os frutos são bagas monospermas (com uma semente) de 3,5 a 5 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura e pericarpo (polpa) roxo azulada de 4 a 6 mm de espessura envolvendo 1semente oblongada de 1,5 a 2,3 cm de comprimento.

Dicas para cultivo: Planta de lento crescimento e que prefere ambiente sombreado. A partir do terceiro ano de vida é resiste a geadas de até – 3 graus. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; preferencialmente na borda de banhados ou riachos onde o solo é úmido, rico em matéria orgânica e com pH por volta de 5,2 a 6,6. É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. Pode ser cultivada na beira de rios onde podem ocorrer inundações periódicas.

Mudas: As sementes são oblongas (mais longa que larga) e conservam o poder germinativo por até 4 meses se forem limpas e secas na sombra. A germinação se inicia em 60 a 90 dias, e recomendo que sejam plantadas diretamente em saquinhos individuais com substrato organo-arenoso. Formar as mudas em local com sombreamento de 40% da luz e que receba irrigação diária. As mudas atingem 30 cm com 9 a 10 meses após a germinação. As plantas iniciam frutificação com 4 a 7 anos a depender do clima e tratos culturais.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol se o solo for bastante úmido, mais se o solo for mais seco, é bom fazer um sombreamento por no mínimo 2 anos; ou no meio de bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m entre plantas. É bom fazer covas de 50 cm nas três dimensões e prepará-las com 2meses de antecedência misturando aos 30 cm da terra inicial da cova 1kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 6 pás de matéria orgânica. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 pás de cama de frango bem curtido + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.

Usos: Frutifica nos meses de junho a agosto. Os frutos não tem muita polpa mais tem um gosto semelhante ao da pitanga e grumixama. A arvore é de crescimento lento, mais seu aspecto é muito ornamental, principalmente quando está em frutificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário