NOME: Amla (Emblica officinalis) é uma planta de origem asíatica, conhecida popularmente como emblic, myrobalan, myrobalan, groselha indiana, árvore de Malacca e groselha da Índia.
Ela é muito conhecida na Índia, que a utiliza na medicina popular e tradicional ayurveda, para alívio de diversas enfermidades; sendo usada ainda desde a antiguidade; além de empregada em rituais para pureza espiritual.
A Phyllanthus emblica, conhecida como sarandi, emblica, emblica mirobalam, mirobalam, groselha indiana, arvore malaca, ou amla do Sânscrito amalaki e uma arvore decíduo da família Phyllanthaceae. É conhecida por seu fruto comestível do mesmo nome. E é uma árvore de porte pequeno nativa da Ásia tropical e cultivada como medicinal.
DESCRIÇÃO: A árvore pode atingir entre 1 e 8 metros de altura. Os ramos não possuem pelos e são finos, 10 e 20 cm de comprimento, geralmente de folhas caducas; As folhas são simples, subsessilas e ajustadas ao longo dos ramos, verde claro, parecidas com folhas pinadas. As flores são de amarelo esverdeado. O fruto é quase esférico, amarelo claro e esverdeado, bastante liso e duro na aparência, com seis listras verticais ou sulcos. As folhas são simples, em tons verde-claros, em formato de pena e exalam perfume, que remetem ao limão. As flores são esverdeadas.
O fruto, que amadurece no outono, é quase esférico, amarelo claro esverdeado, bastante liso e duro na aparência, com seis listras verticais ou sulcos. Possui sabor amargo, adstringente; além de ser bastante fibroso. Ao amadurecer no outono, as bagas são colhidas manualmente depois de escalar os galhos superiores com os frutos. No gosto da população da India é azedo, amargo e adstringente, e é bastante fibroso. Na Índia, é comum comer emblica mergulhado em água salgada e pó de pimenta vermelha para tornar as frutas azedas palatáveis.
Ela é de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação ao solo, frequência de rega e temperatura. Propaga-se por sementes ou mudas
Propriedades Medicinais: É rica em propriedades medicinais tais como diurética, laxante, revigorante, antivirótica, antifúngica, anti-inflamatória, capilar, tranquilizante, cicatrizante, digestiva e antioxidante; além de conter altos níveis de vitamina C, ácido gálico e pectina.
Serve para quê? Ele é usada na medicina popular para alívio de febre, diurético, laxante, revigorante para o fígado, saúde estomacal, como tônico capilar, auxiliar na saúde do estomago; além de utilizado como digestivo.
Seu uso regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e na prevenção do envelhecimento precoce, por causa de seus compostos antioxidantes.
Na medicina popular chinesa, o fruto, que é chamado de yuganzi, é usado para curar inflamação da garganta; e em forma de cataplasma para aliviar dores de cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário