segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ABACATE - AVOCADO

 



Abacate
O abacateiro, cujo fruto é o abacate, também designado como abacado, loiro-abacate e louro-abacate é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana.

Características
É uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são drupas ovoides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3 a 5 cm de diâmetro. Os frutos das plantas selvagens são pequenos, mas as variedades cultivares apresentam frutos de dimensão considerável (7 a 20 cm de comprimento e pesam de 100 a 1000 g). Esta planta prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais.

Cultivo e variedades
O abacateiro cresce mais facilmente em solos leves, profundos, drenados e ligeiramente ácidos. As melhores condições climáticas são encontradas em regiões com chuvas em torno de 1 200 milímetros anuais.
São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente.
Assim sendo correspondem às três variedades botânicas:
raça mexicana: Persea americana Miller var. drymifolia: o fruto tem o menor pedúnculo e casca fina e lisa. é a mais resistente ao frio
raça antilhana: Persea americana Miller var. americana: o fruto tem um pedúnculo curto e casca fina e coriácea é a menos resistente ao frio
raça guatemalense: Persea nubigena Williams var. guatemalensis: o fruto tem um pedúnculo longo e casca grossa e lenhosa. é mais resistente ao frio que a antilhana
O período de safra é de fevereiro a agosto.

Uso
A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos.
Ele é excelente para a guacamole, torradas, mousse de chocolate vegano, molhos, sopas ou preparações quentes. Apesar da cremosidade, esta variedade não perde a forma em preparações como saladas, sushi e saladas e preparações doces, como sucos e smoothies.

AVOCADO

Nome científico: Persea gratissima Gaert

Cor: A casca é marrom escura e a polpa varia do verde claro ao amarelo claro da extremidade em direção ao caroço, que é marrom.

Formato: Ovalado.

Tamanho médio aproximado: cerca de 85g

Textura: A casca é rugosa embora não seja áspera ao toque. Por ter menos água que o abacate convencional, a polpa do avocado é bastante densa.

Sabor: O sabor do avocado é suave e, devido ao alto teor de gordura da fruta seu sabor se assemelha ao de cremes amanteigados. O adocicado é suave, o que permite que o abacate seja muito usado receitas em que o sabor salgado predomina.

Sazonalidade:  de fevereiro a outubro

Consumo: o avocado costuma ser servido cru, mas é cozido em algumas receitas.

Origem: Califórnia

História: o avocado foi trazido ao Brasil em 1975 pelo engenheiro agrônomo Paulo Roberto Leite de Carvalho.

Curiosidades:o avocado  possui 634mg de potássio a cada 100g, o dobro do abacate convencional,  além de conter vitamina A e E. É considerado a fruta mais nutritiva da natureza. É rico em gordura monoinsaturada, a mesma presente no azeite de oliva, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Sua polpa é mais consistente do que a do abacate comum, e por isso ele é mais indicado para o preparo de saladas e outros pratos salgados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário