sexta-feira, 7 de junho de 2019

Bálsamo



 Nome Científico: Jatropha multifida
 Sinonímia: Adenoropium multifidum
 Nomes Populares: Flor-de-coral, Bálsamo, Flor-coral, Planta-coral
 Família: Euphorbiaceae
 Categoria: Cactos e Suculentas
 Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido, Tropical
 Origem: América Central, América do Norte, México
 Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
 Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
 Ciclo de Vida: Perene
A flor-de-coral é uma planta suculenta e arbustiva, com folhagem e floração ornamentais. O caule apresenta as cicatrizes dos pecíolos caídos, é ramificado, com látex transparente e geralmente não ultrapassa os três metros de altura. Sua forma lembra um mamoeiro ramificado. As folhas são especialmente distintas, pois são grandes, palmadas, com lobos profundamente recortados, de margens também recortadas e de cor verde-escura. As inflorescências surgem o ano todo, despontando acima da folhagem, por longas hastes, estruturas semelhantes a corais. A cor da inflorescência é vermelha, e dela surgem pequenas flores com o centro amarelo. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, amarelos quando maduros e contém cerca de 3 sementes.
No jardim, a flor-coral se destaca pelo jeitão tropical, pelas folhas de formato singular e pelas flores de cor vibrante. Assim, ela é perfeita para plantar em vasos e jardineiras, adornando varandas, sacadas e pátios ensolarados. É ideal também para jardins rochosos, acompanhando cactáceas e outras suculentas, criando uma atmosfera de jardim desértico.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou, preferencialmente, sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o calor tropical, mas teme a umidade excessiva. Após o pleno estabelecimento torna-se bastante tolerante à seca. No inverno frio convém reduzir as regas para prevenir contra o apodrecimento das raízes. Neste período é normal a planta perder as folhas. Não suporta a salinidade de regiões litorâneas. Multiplica-se por estacas e sementes, postas a enraizar na primavera.
Medicinal:
Indicações: Feridas, Escoriações
Propriedades: Cicatrizante, Emoliente, Fungicida
Partes Utilizadas: Extrato das folhas
Alerta:
Planta tóxica, manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. As sementes e outras partes da planta contém alcalóides, glicosídeos e toxialbuminas, que provocam dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia quando ingeridas em grande quantidade. A seiva pode manchar a roupa, tome cuidado ao podar a planta. Se bem adaptada pode se tornar invasiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário